> >
Homem joga carro contra barreiras do Parlamento britânico

Homem joga carro contra barreiras do Parlamento britânico

Alguns pedestres ficaram feridos, mas sem gravidade; suspeito tem entre 25 e 30 anos e não está cooperando com as autoridades

Publicado em 14 de agosto de 2018 às 13:07

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Movimento no local onde um veículo se chocou contra as barreiras de segurança na frente do Parlamento britânico, em Londres, nesta terça-feira (14). A Polícia Metropolitana informou que o motorista do veículo foi detido por suspeita de ataque terrorista. Duas pessoas ficaram feridas. Testemunhas disseram que o motorista jogou de propósito o carro contra os pedestres, antes de colidir contra a barreira de segurança. A Polícia Metropolitana afirmou que ainda não é possível afirmar que se trate de um ataque terrorista, mas a unidade antiterrorista da Scotland Yard lidera as investigações. (AP Foto/Alastair Grant)

Um homem foi preso após jogar um veículo contra barreiras de segurança do Parlamento britânico em Londres nesta terça-feira, 14, e feriu três pedestres. A polícia fala em "ato deliberado". O Comando Antiterrorista foi designado para liderar a investigação.

"Às 7h37 (3h37 em Brasília), um automóvel avançou contra as barreiras diante do Parlamento. O motorista foi detido pelos policiais presentes no local. Vários pedestres ficaram feridos", afirmou a polícia em sua conta no Twitter.

Poucos minutos depois, a polícia britânica informou que nenhuma das pessoas feridas, que foram encaminhadas a hospitais próximos, está em estado grave.

O homem detido tem entre 25 e 30 anos e não estava colaborando com as autoridades, informou a polícia.

"Apesar de mantermos a mente aberta, o Comando Antiterrorista da Polícia Metropolitana lidera a investigação sobre o incidente de Westminster", afirmou a força de segurança no Twitter.

Toda a área do incidente foi isolada pelos agentes. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que policiais fortemente armados cercaram o veículo de cor prata, do qual retiraram o motorista, que foi algemado. As ruas ao redor do Parlamento em Westminster foram fechadas.

Diversas viaturas da polícia e ambulâncias foram enviadas ao local, além de um esquadrão antibombas e cães farejadores. A estação de metrô de Westminster também foi fechada.

"Parecia um ato deliberado", disse Ewalina Ochab, que passava pela área no momento do incidente, à agência britânica de notícias Press Association. "Eu estava caminhando do outro lado. Ouvi um barulho e alguém gritou. Virei e vi um carro prata em alta velocidade e muito perto das barreiras, talvez sobre a calçada", disse. "A pessoa que dirigia o veículo não saiu."

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu "dureza contra os animais" que agiram em Londres. Em sua conta no Twitter, o republicano falou em "outro ataque terrorista" e ressaltou que os responsáveis precisam ser tratados com "dureza e força".

HISTÓRICO

O Reino Unido foi cenário em 2017 de uma onda de atentados. Quatro deles tiveram a autoria reivindicada pelo grupo jihadista Estado Islâmico, que deixaram 36 mortos e 200 feridos.

Um dos ataques aconteceu em março de 2017 na Ponte de Westminster. Khalid Masood atropelou várias pessoas e avançou com o carro até as grades do Parlamento. Depois, ele desceu do veículo, entrou na área do Parlamento e matou um policial a facadas, antes de ser morto por outros agentes das forças de segurança.

Este vídeo pode te interessar

Desde então, uma barreira de segurança de cimento e aço foi instalada ao redor das grades do Parlamento e nas calçadas que levam à ponte.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais