> >
Israel reabre ponto de passagem de mercadorias na Faixa de Gaza

Israel reabre ponto de passagem de mercadorias na Faixa de Gaza

Terminal de Kerem Shalom havia sido fechado em julho, bloqueando entrada de combustível e insumos básicos ao enclave palestino; medida é 'mensagem clara que paz compensa', diz governo israelense

Publicado em 15 de agosto de 2018 às 10:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Faixa de Gaza. (Reprodução/Pixabay)

O governo de Israel reabrirá nesta quarta-feira, 15, o terminal de Kerem Shalom, principal ponto de passagem de insumos e mercadorias que entram na Faixa de Gaza. O trecho havia sido fechado no início de julho, agravando as condições do enclave palestino.

Segundo o ministro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman, a reabertura do terminal é "uma mensagem clara aos moradores da Faixa de Gaza de que a paz compensa e a violência, não". A medida é vista como um esforço do Egito para obter um acordo de cessar-fogo na região.

Além da abertura da fronteira, Israel também aumentará a zona de pesca designada à Faixa de Gaza em nove milhas náuticas.

No início de julho, Israel bloqueou o terminal e impediu a passagem de combustíveis à Faixa de Gaza. À época, o governo justificou a medida como uma resposta aos ataques palestinos com balões explosivos que queimaram mais de 3 mil hectares no sul de Israel. O bloqueio levou à escassez de eletricidade, medicamentos e alimentos, aumentando a pobreza no enclave.

Este vídeo pode te interessar

Na semana passada, ativistas de Gaza cessaram o lançamento de foguetes contra Israel. Os ataques deixaram 20 israelenses feridos e levou Israel a responder com um bombardeio contra 150 alvos militares palestinos. Fontes médicas no enclave afirmam que três palestinos morreram no bombardeio, incluindo uma mulher grávida e sua filha de um ano e meio.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais