> >
Avião russo com 15 soldados é derrubado pela defesa antiaérea síria

Avião russo com 15 soldados é derrubado pela defesa antiaérea síria

Exército russo acusou Israel de ser responsável pelo incidente por não ter alertado Moscou ao executar uma operação armada contra reduto na Síria

Publicado em 18 de setembro de 2018 às 10:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Uma aeronave do modelo IL-20 do exército russo foi abatida com 15 soldados a bordo. (Pixabay)

O avião de reconhecimento da Rússia que desapareceu dos radares sobre o Mediterrâneo foi derrubado pela defesa antiaérea síria, anunciou nesta terça-feira (18) o exército russo, que acusou Israel por bombardeios "hostis" contra a Síria e ameaçou com represálias.

— O Il-20 foi abatido por um sistema de mísseis S-200 do exército sírio na segunda-feira, o que provocou a morte dos 15 membros da tripulação — anunciou o ministério russo da Defesa.

O Kremlin disse estar extremamente preocupado com a aviação militar russa que foi abatida pelas forças do governo sírio. O porta-voz do exército russo, Igor Konashenkov, acusou Israel de ser responsável pelo incidente, ao executar uma operação armada contra Latakia, reduto na Síria do presidente Bashar al-Assad, sem ter alertado Moscou.

— Consideramos hostis estas provocações da parte de Israel e nos reservamos o direito de responder de maneira adequada — advertiu.

Konashenkov afirmou que o comando militar israelense "não informou" que executaria a operação e a anunciou Moscou menos de um minuto antes do ataque, o que "não permitiu levar o avião Il-20 para uma zona segura".

Também acusou os pilotos dos F-16 israelenses de deliberadamente colocar o avião russo em perigo, ao camuflar-se em seu sinal de radar, colocando assim o Il-20 "sob o fogo da defesa antiaérea síria".

— Os aviões israelenses criaram deliberadamente uma situação perigosa para os barcos e os aviões que estavam na região. O bombardeio aconteceu perto do local em que estava a fragata francesa Auvergne e muito perto do Il-20 — disse Konashenkov.

O avião Ilushin-20 desapareceu dos radares na segunda-feira à noite a 35 quilômetros da costa síria, durante um ataque aéreo de quatro F-16 israelenses contra infraestruturas da província síria de Latakia.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais