> >
Ciclovia na Holanda é feita inteiramente de resíduos plásticos

Ciclovia na Holanda é feita inteiramente de resíduos plásticos

Estruturas pré-fabricadas a partir de garrafas, copos e embalagens deve ser replicada em estradas pelo país

Publicado em 13 de setembro de 2018 às 11:44

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Parte de ciclovia feita a partir de plástico inaugurada em cidade holandesa. (Reprodução/YouTube)

Conhecida pelo intenso uso de bicicletas como meio de transporte, a Holanda inaugurou nesta semana uma ciclovia feita a partir de resíduos de plástico, como copos, garrafas e embalagens. As estruturas pré-fabricadas fazem parte de um projeto piloto que pretende reproduzir a ideia em estradas pelo país.

O caminho, inaugurado em Zwolle, no nordeste dos Países Baixos, tem 30 metros e corresponde a mais de 218 mil copos plásticos reutilizados. A estrutura deverá ser três vezes mais durável do que seria uma alternativa de asfalto.

A estrutura rodoviária pré-fabricada também tem sensores que monitoram o desempenho da estrada, incluindo sua temperatura, o número de bicicletas que passam por ele e sua capacidade de lidar com o tráfego.

As seções pré-fabricadas da ciclovia são leves, o que facilita o transporte, tornando a 70% mais rápida de instalar. O caminho ainda é projetado para drenar a água da chuva.

Ao jornal britânico The Guardian, os inventores do caminho, Anne Koudstaal e Simon Jorritsma, disseram que este primeiro piloto é "um grande passo para uma estrada sustentável e preparada para o futuro, feita de resíduos de plástico reciclado".

Eles esperam que a estrutura possa ajudar a evitar inundações, com uma cavidade especial para reter a água ou transportar cabos, e durar três vezes mais do que as rodoviárias tradicionais.

PASSOS PARA SUSTENTABILIDADE

Este vídeo pode te interessar

No início deste ano, a União Europeia lançou um plano para reformular a lei europeia sobre resíduos plásticos. A iniciativa pretende garantir que cada embalagem no continente seja reutilizável ou reciclável até 2030.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais