> >
Oposição britânica decide apoiar novo referendo sobre Brexit

Oposição britânica decide apoiar novo referendo sobre Brexit

Partido Trabalhista disse que fará campanha por nova votação se Theresa May não convocar eleições antecipadas

Publicado em 26 de setembro de 2018 às 11:07

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O trabalhista Jeremy Corbyn é cotado para suceder à primeira-ministra . (Reprodução/Twitter)

Delegados do Partido Trabalhista, o maior da oposição no Reino Unido, votaram nesta terça-feira, 25, em Liverpool, em favor da realização de um novo referendo sobre o Brexit, a separação da União Europeia, caso a primeira-ministra Theresa May não convoque eleições antecipadas.

A decisão sobre um novo referendo aconteceu no penúltimo dia da conferência anual da legenda e deve ser oficializada nesta quarta-feira, 26, pelo líder trabalhista e eurocético do partido, Jeremy Corbyn. A decisão deve reforçar a campanha pela realização de uma nova consulta popular antes que o divórcio entre Londres e Bruxelas seja confirmado.

Antes da votação, Corbyn havia anunciado que acataria a decisão do partido. Com a aprovação, a bancada trabalhista no Parlamento deve anunciar que votará em bloco contra a proposta de “soft Brexit” apresentada por May – a mesma que foi recusada pela UE na semana passada.

Até então, o Partido Trabalhista se recusava a apoiar a campanha por um novo referendo, porque 37% dos eleitores da legenda votaram em favor da ruptura, em junho de 2016, especialmente em regiões pobres do norte da Inglaterra. Com isso, a campanha passou a ser liderada por ONGs e partidos como o Liberal-Democrata, que têm pouco peso no Parlamento.

Nesta terça-feira, 25, os trabalhistas voltaram a defender a antecipação das eleições gerais, como forma de chegar ao poder antes da concretização do Brexit, em março de 2019. Mas, se May não convocar a votação, a oposição apoiaria abertamente um novo referendo.

“Se tivermos de sair de um impasse, fazer campanha por um novo voto deve ser parte de nossas opções, e ninguém deve excluir a opção da manutenção”, afirmou o deputado trabalhista Keir Starmer, responsável pelo Brexit no partido.

Nesta quarta-feira, 26, Corbyn, a quem cabe a palavra final, deve confirmar a decisão do partido. Com a adesão dos trabalhistas a um novo referendo, a perspectiva de uma nova votação ganha força. Ainda assim, no entanto, ela dependerá do apoio de deputados conservadores contrários ao Brexit.

Até o momento, os líderes do partido de May descartam a hipótese, mas estão cada vez mais sob pressão da ala pró-UE dos conservadores. Segundo pesquisa do instituto YouGov, 86% dos membros do Partido Trabalhista desejam um novo referendo, assim como 55% dos britânicos.

Jeremy Corbyn

O trabalhista Jeremy Corbyn é cotado para suceder à primeira-ministra Theresa May Foto: REUTERS/Peter Nicholls

Este vídeo pode te interessar

Reveja: UE aumenta pressão sobre Londres

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais