> >
Papa excomunga padre envolvido em escândalo de abuso sexual no Chile

Papa excomunga padre envolvido em escândalo de abuso sexual no Chile

Clérigo de 88 anos foi expulso da Igreja em decisão excepcional

Publicado em 28 de setembro de 2018 às 14:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Papa Francisco . (Divulgação)

O Papa Francisco excomungou o padre Fernando Karadima, de 88 anos, que está no centro do grande escândalo de abuso sexual na Igreja Católica no Chile, informou o Vaticano nesta sexta-feira.

Karadima foi considerado culpado em uma investigação do Vaticano em 2011 de abusar de adolescentes por muitos anos. Ele recebeu à época ordem para viver uma vida de oração e penitência, mas não fora excomungado.

Sete bispos chilenos renunciaram desde junho, após uma investigação sobre um suposto encobrimento das ações de Karadima.

O padre Karadima, que sempre negou as acusações, escapou da Justiça civil por conta da prescrição dos crimes.

Um comunicado em espanhol do Vaticano chamou a decisão de excomungar Karadima de “excepcional”, e disse que o Papa agiu “pelo bem da Igreja”.

Este vídeo pode te interessar

Segundo o documento, Francisco assinou um decreto de excomunhão, tecnicamente conhecido como “redução ao estado laical”, na quinta-feira, e Karadima, que muitos acreditam estar morando em uma casa de repouso na capital chilena, foi notificado nesta sexta-feira.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais