> >
Vietnã nomeia primeira mulher na Presidência da República

Vietnã nomeia primeira mulher na Presidência da República

A nova governante, de 59 anos, ocupou a vice-presidência desde abril de 2016 depois de ter se destacado como vice-presidente da União das Mulheres Vietnamitas

Publicado em 24 de setembro de 2018 às 11:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Dang Thi Ngoc Thinh, presidente do Vietnã . (Reprodução/Governo do Vietnã)

A Assembleia Nacional do Vietnã nomeou Danh Thi Ngoc Thinh presidente provisória da República Socialista, após a morte, na sexta-feira (21) em Hanói, do chefe de Estado anterior, Tran Dai Quang, segundo comunicado oficial.

Thinh, até o momento vice-presidente do país, se tornou a primeira vietnamita a chegar à chefia de Estado, embora seja de forma interina, pois se espera que a Assembleia Nacional eleja um novo presidente em sua sessão plenária de outubro ou, em no mais tardar, em maio de 2019.

A nova governante, de 59 anos, ocupou a vice-presidência desde abril de 2016 depois de ter se destacado como vice-presidente da União das Mulheres Vietnamitas, associação muito influente no Vietnã, e como secretária-geral do Partido Comunista na província de Vinh Long, no sul do país.

Thinh assume seu novo cargo com funções representativas e pouco poder executivo, enquanto o regime comunista prepara o funeral de Estado de Quang para os dias 26 e 27, declarados de luto nacional.

Na quarta-feira (26), os vietnamitas poderão se despedir de Quang na Casa Funerária Nacional de Hanói antes da cerimônia de quinta-feira, quando o corpo será levado para sua província natal, Nin Binh, para ser enterrado.

Durante os dois dias de luto, as bandeiras nacionais serão hasteadas a meio-mastro nos prédios oficiais e serão proibidos todos os eventos de entretenimento público.

Este vídeo pode te interessar

Quang, de 61 anos, permaneceu ativo até sua morte por causa de uma doença viral contraída há um ano e sobre a qual as autoridades não revelaram mais detalhes.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais