> >
Astronautas que sobreviveram a pouso forçado irão ao espaço novamente

Astronautas que sobreviveram a pouso forçado irão ao espaço novamente

Mas viagem nova para a Estação Espacial Internacional depende de investigação sobre a falha desta quinta (11)

Publicado em 12 de outubro de 2018 às 14:14

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O furacão visto da Estação Espacial Internacional. (Divulgação/Ricky Arnold)

O astronauta americano Nick Hague e o cosmonauta Alexei Ovchinin, que sobreviveram a um pouso forçado da cápsula espacial Soyuz na quinta-feira (11), irão embarcar para a Estação Espacial Internacional no primeiro semestre do ano que vem, informou Dmitry Rogozin, diretor da agência espacial russa (Roscosmos) nesta sexta-feira (12). Por medida de segurança, todos os lançamentos espaciais tripulados foram suspensos até que as causas do incidente sejam reveladas. Rogozin ordenou a criação de uma comissão para investigar o fato. O Comitê Investigativo da Rússia também abriu uma investigação criminal.

Na quinta-feira (11), Hague e Ovchinin embarcaram numa cápsula Soyuz para MS-10 que os levariam para a Estação Espacial Internacional, mas cerca de dois minutos após o lançamento os propulsores do foguete falharam. Após o defeito, a cápsula se separou do foguete e retornou em “modo de descida balístico, com ângulo de aterrissagem mais agudo que o normal”. Apesar do susto, os dois não se feriram no procedimento de emergência.

Este foi o primeiro problema grave numa missão tripulada da Soyuz desde 1983, quando a tripulação escapou por pouco de uma explosão da torre de lançamento. Agora, a Rússia terá que comprovar a segurança da cápsula para se manter como o veículo de transporte para a Estação Espacial Internacional, no momento em que empresas privadas, como a SpaceX e a Boeing, desenvolvem espaçonaves para esta finalidade.

De acordo com a agência de notícias russa Interfax, uma fonte envolvida nas investigações informou que a suspeita é que uma importante válvula não tenha aberto corretamente por causa de uma falha no cartucho de ignição. Isso teria impedido a separação do primeiro estágio do segundo estágio do foguete.

Sergei Krikalev, funcionário Roscosmos, afirmou nesta sexta-feira (12) que uma missão não tripulada para a Estação Espacial Internacional também deve ser adiada. O cargueiro Progress, que leva alimentos e outros suprimentos ao espaço, usa o mesmo sistema de foguetes que a Soyuz. Mesmo com o atraso, os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional não devem enfrentar problemas, pois a comida estocada deve durar até abril do ano que vem.

Este vídeo pode te interessar

Estão na Estação Espacial Internacional a americana Serena M. Auñón-Chancellor, o alemão Alexander Gerst e o russo Sergey Prokopyev. Eles viajaram para o espaço em junho, e deveriam retornar em dezembro. Por causa do incidente com a Soyuz, não há previsão para o retorno.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais