> >
Explosão em faculdade mata no mínimo dez pessoas e fere dezenas

Explosão em faculdade mata no mínimo dez pessoas e fere dezenas

Kremlin afirma que desastre pode ter sido ato de terrorismo; região foi anexada à Rússia em 2014

Publicado em 17 de outubro de 2018 às 11:27

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ambulâncias e socorristas atendem vítimas de explosão em Querche, na Crimeia . (Reprodução / Kerch FM News)

Uma explosão em uma escola técnica na cidade portuária de Querche matou ao menos 10 pessoas e feriu dezenas nesta quarta-feira, afirmaram agências Rússia.

Ainda não se sabe o que provocou a explosão. Após informar que a explosão teria sido causada por um bujão de gás, a agência de notícias russa RIA, citando o Comitê Antiterrorismo Nacional da Rússia, informou que a causa foi um artefato explosivo desconhecido.

O Kremlin disse que o desastre pode ter sido um ato de terrorismo e que as forças de segurança investigam o incidente, informou o porta-voz presidencial russo Dmitry Peskov.

De acordo com a RT, duas testemunhas indicaram que pode ter havido um tiroteio, com a participação de vários homens mascarados correndo pelo edifício e matando estudantes. A polícia ainda não comentou o incidente.

— Houve uma explosão, todos os vidros se destruíram. E então pessoas armadas começaram a correr, abrindo as portas e atirando em todos — afirmou uma fonte à rede russa.

Um estudante disse ao canal que corroborou esta versão e ressaltou que o grupo de terroristas era grande.

— Havia muitos deles, mas não vi quantos. Atiravam em estudantes e professores, em qualquer um que viam pela frente. Não sei se acertaram muitas pessoas, eu vi uma ou duas vítimas. Também jogavam explosivos — afirmou.

Um funcionário de um hospital em Querche foi citado dizendo que 18 pessoas já foram internadas com ferimentos devido à explosão e que cerca de 50 pessoas feridas foram hospitalizados.

Ambulâncias e bombeiros estavam no local. Uma pessoa podia ser vista em uma maca sendo levada para um ônibus.

Querche é uma cidade portuária do situada na costa oriental da Crimeia, península ucraniana temporariamente ocupada pela Rússia desde 2014. ( Google Street View)

O incidente deve atrair uma intensa atenção do governo russo. A Crimeia, que pertencia à Ucrânia, foi anexada pela Rússia em 2014, o que provocou condenação internacional e sanções ocidentais. A segurança à região foi uma prioridade para Moscou.

Este vídeo pode te interessar

Querche é situada na costa oriental da península. A cidade fica junto ao estreito de Querche, que liga o mar de Azov com o mar Negro.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais