> >
Malas dos assassinos de jornalista continham seringas e desfibriladores

Malas dos assassinos de jornalista continham seringas e desfibriladores

Jamal Khashoggi foi morto e desmembrado em consulado; corpo permanece desaparecido

Publicado em 13 de novembro de 2018 às 11:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O jornalista saudita Jamal Khashoggi, que foi assassinado. (HASAN JAMALI/ASSOCIATED PRESS/AE)

As malas dos assassinos que viajaram à Turquia para matar o jornalista saudita Jamal Khashoggi continham, entre outros elementos, seringas e desfibriladores, de acordo com fotos publicadas nesta terça-feira pelo jornal turco "Sabah". O profissional, crítico do regime de Riad, foi morto e desmembrado em 2 de outubro dentro do consulado saudita pouco depois de chegar ao local para concluir trâmites burocráticos. O corpo permanece desaparecido.

A Arábia Saudita reconheceu que o saudita foi assassinado e prometeu à comunidade internacional uma investigação "imparcial" sobre o incidente. Na segunda-feira, o jornal "New York Times" descreveu o conteúdo de uma gravação de áudio na qual um dos homens envolvidos no assassinato pede a alguém por telefone que informe a seu "chefe" que a operação terminou.

Embora não mencione o nome do "chefe", o jornal afirma que, de acordo com agências de inteligência americanas, trata-se do príncipe herdeiro Mohamed Bin Salman.

O jornalista Jamal Khashoggi, que seguiu para o exílio nos Estados Unidos em 2017, foi assassinado em 2 de outubro no consulado de seu país em Istambul. De acordo com a Procuradoria turca, ele foi morto por estrangulamento e depois esquartejado.

O governo turco afirmou que a operação foi executada por 15 pessoas enviadas pela Arábia Saudita, que deixaram o país no mesmo dia do crime, algumas em voos privados e outras em voos comerciais.

As imagens publicadas pelo Sabah nesta terça-feira correspondem ao raio-X das malas de um grupo que viajou em um voo privado.

Dentro das malas estavam 10 telefones, cinco 'walkie-talkies', duas seringas, dois desfibriladores, um aparelho para interceptar sinais, três grampeadores grandes e um objeto cortante parecido a um bisturi.

Este vídeo pode te interessar

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan acusa os "mais elevados níveis" do governo saudita de responsabilidade pelo assassinato. No sábado confirmou que existe uma gravação do assassinato, que disse ter transmitido aos Estados Unidos, Arábia Saudita, França, Alemanha e Grã-Bretanha.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais