> >
União Europeia quer criar um novo imposto para gigantes da tecnologia

União Europeia quer criar um novo imposto para gigantes da tecnologia

Comissária Margrethe Vestager disse que órgão pode criar taxa sozinho, caso a União Europeia não entre em acordo com outros países do mundo

Publicado em 8 de abril de 2019 às 22:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
União Europeia quer criar um novo imposto para gigantes da tecnologia. (Reprodução/Pixabay)

A comissária da União Europeia, Margrethe Vestager, disse nesta segunda-feira (9), que as gigantes de tecnologia – como Google, Amazon, Facebook e Apple, - deveriam pagar impostos mais altos. Margrethe disse ainda que, caso não tenha consenso global, a União Europeia deveria liderar a criação de uma nova taxa digital.

"Estamos nos tornando um mundo cada vez mais digital, e será um grande problema se não encontrarmos uma maneira de aumentar os impostos (digitais)", disse à France Inter Radio em uma entrevista. "A melhor coisa é uma solução global. Mas se quisermos obter resultados em um período de tempo razoável, a Europa deve assumir a liderança".

A criação de um imposto obrigaria grandes empresas de tecnologia a pagarem uma parcela maior nos territórios. A discussão, no entanto, não é novidade na Europa. A França, por exemplo, já está no processo de introduzir sua própria taxa digital nacional, depois de ficar impaciente com o ritmo da mudança dentro da União Europeia.

Perfil. Margrethe é conhecida na Europa por desafiar empresas do Vale do Silício, aplicando-as multas altas e obrigando-as que mudem suas práticas e políticas para que não entrem em conflito com a lei de concorrência local.

Este vídeo pode te interessar

Um imposto digital seria outra maneira de os gigantes da tecnologia sofrerem maior pressão regulatória globalmente. O governo do Reino Unido, por exemplo, anunciou planos para introduzir um regulador independente para policiar as empresas de mídia social. Juntamente com as regras de privacidade da GDPR em toda a UE e o potencial para um equivalente dos EUA, essas vertentes individuais de regulamentação e política poderiam marcar uma nova era para a governança da grande tecnologia em todo o mundo. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais