> >
Cresce pressão para que Theresa May renuncie

Cresce pressão para que Theresa May renuncie

Membros do Partido Conservador esperam que a primeira-ministra renuncie espontânea ou forçosamente nos próximos dias

Publicado em 22 de maio de 2019 às 22:34

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Theresa May, primeira-ministra britânica. (Divulgação)

O apoio à proposta para o brexit apresentado por Theresa May ao Parlamento evaporou, e membros de seu Partido Conservador esperam que a primeira-ministra renuncie -espontânea ou forçosamente- dentro de dias.

Em um novo golpe contra sua frágil liderança, a líder do Parlamento e um dos partidários mais fervorosos do brexit no gabinete, Andrea Leadson, renunciou a seu posto nesta quarta-feira (22), afirmando não mais poder apoiar o plano da primeira-ministra para a saída do Reino Unido da União Europeia.

O ponto de discórdia foi a possibilidade de um segundo referendo sobre o brexit levantado nesta semana por May, em troca de apoio do Partido Trabalhista -provocando a ira dos conservadores.

Segundo Leadson, a proposta, que deveria ser apresentada para votação no Parlamento nesta quinta-feira (23) é "perigosamente divisiva".

"Considerei cuidadosamente o timing dessa decisão, mas não posso cumprir meu dever como líder da Casa amanhã e anunciar uma proposta com novos elementos aos quais eu me oponho fundamentalmente", afirmou Leadson.

"Já não acredito que nossa abordagem vá entregar o resultado do referendo. É portanto com enorme pesar e um coração pesado que eu renuncio ao governo", disse em sua carta de renúncia.

No referendo de 2016, 52% dos britânicos votaram a favor da saída da União Europeia.

Ian Lavery, líder dos trabalhistas no Parlamento, afirmou que renúncia de Leadson mostra que a autoridade da primeira-ministra está afetada e que seu tempo acabou.

"Pelo bem do país, Theresa May precisa sair, e precisamos eleições gerais imediatamente",

Na véspera das eleições para o Parlamento Europeu -das quais o Reino Unido participará justamente por não ter decidido a tempo os mecanismos do brexit-, diversos ministros alertaram May de que não votariam a favor da nova proposta. Algumas pesquisas apontam para um derrota dos conservadores, que devem chegar em quinto lugar nas eleições desta quinta.

Segundo o Financial Times, May se recusou a se encontrar com seus ministros Sajid Javid (Interior), Jeremy Hunt (Relações Exteriores) e David Mundell (Escócia), mantendo reuniões com o núcleo duro de seu governo sobre se deveria ou não permanecer no poder.

Ainda de acordo com o jornal britânico, três ministros pediriam que ela removesse totalmente a chance de um segundo referendo da proposta. Outros sugerem que ela abandone a tentativa de aprovar a lei no início de junho e simplesmente anuncie sua renúncia.

No entanto, May afirmou em discurso na Câmara que seu "dever" era tentar persuadir os parlamentares a apoiar a proposta, alegando que se o texto for rejeitado pela quarta vez haveria uma chance real de o brexit não ocorrer.

Ela admitiu, porém, que seu tempo como primeira-ministra está acabando.

"Em tempo, outro premiê estará aqui nesta tribuna. Mas enquanto estou aqui tenho o dever de ser clara com a Câmara sobre os fatos. Se quisermos entregar o brexit neste Parlamento, teremos de aprovar o acordo de saída."

Graham Brady, presidente do chamado Comitê 1922, que reúne parlamentares conservadores, deve se encontrar com May na sexta-feira, um dia após as eleições europeias.

Este vídeo pode te interessar

Um membro do comitê disse ao Financial Times esperar que ela renuncie antes disso.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais