> >
Estados Unidos suspendem voos comerciais e de cargas para a Venezuela

Estados Unidos suspendem voos comerciais e de cargas para a Venezuela

Proibição acontece quase um mês depois de a American Airlines, última empresa aérea americana a operar no país, suspender voos

Publicado em 15 de maio de 2019 às 23:13

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. (Reprodução | Instagram | Arquivo)

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos ordenou nesta quarta-feira (15), a suspensão de todos os voos comerciais e de cargas entre o país e a Venezuela. As autoridades citaram relatos de "violência" nos arredores de aeroportos do país, e afirmaram que não é possível garantir a segurança dos passageiros, equipes e aeronaves.

Em comunicado, o departamento informou que a proibição foi acordada com o secretário de Estado, Mike Pompeo, e com o Departamento de Segurança Nacional.

A proibição vem depois de a American Airlines, que era a principal empresa americana a voar para a Venezuela, suspender indefinidamente todos os voos ao país em março. A companhia operava rotas de Miami para Caracas e Maracaibo, e desde o dia 15 daquele mês interrompeu as viagens, também por razões de segurança.

United Airlines e Delta, as outras duas grandes companhias aéreas dos Estados Unidos, deixaram de voar para a Venezuela em 2017. Em abril, a Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) havia proibido que voos de operadores americanos sobrevoassem o espaço aéreo venezuelano a uma altura inferior a 26 mil pés.

A decisão desta quarta-feira (15) é parte de uma série de sanções aplicadas pelo governo americano de Donald Trump contra o regime de Nicolás Maduro. Intensificada nos últimos quatro meses, a campanha tenta arregimentar apoios ao líder oposicionista Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino do país.

Este vídeo pode te interessar

Procurado pela agência Reuters, o ministro de Comunicação e Informação venezuelano, Jorge Rodríguez, não havia se manifestado até a conclusão do texto.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais