> >
Negociações de representantes de Maduro e oposição terminam sem acordo

Negociações de representantes de Maduro e oposição terminam sem acordo

O encontro que terminou nesta quarta-feria, aconteceu em Oslo, na Noruega

Publicado em 29 de maio de 2019 às 22:12

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Nicolás Maduro . (REUTERS/Marco Bello)

O encontro entre representantes da ditadura de Nicolás Maduro e da oposição venezuelana, com a mediação da Noruega, em Oslo, terminou nesta quarta-feira (29) sem um acordo.

Segundo documento divulgado pela equipe do líder oposicionista Juan Guaidó, os representantes defenderam o fim do que chamam de "usurpação" -pois consideram o cargo de presidente vago desde 10 de janeiro, quando terminou o primeiro mandato de Maduro- e eleições "livres, observáveis e verificáveis, com a participação inclusive daqueles que hoje estão com seus direitos restringidos".

Os representantes de Maduro não quiseram avançar com esses termos na mesa.

Guaidó, que vinha dizendo que o encontro em Oslo era uma "mediação" e não um "diálogo", considerou impossível avançar se esses dois pontos não fossem aceitos.

No documento divulgado, a oposição agradece o apoio da Noruega, "por sua vontade de contribuir com uma solução para o caos que sofre o país" e disse que aceitaria novos encontros, "assim como estamos fazendo com o Grupo de Lima e o Grupo de Contato".

Por parte de Maduro, seus representantes apresentaram, na reunião, a proposta de adiantar as eleições legislativas, o que a oposição considera inconstitucional. Para os contrários à ditadura, seria uma forma de diluir a única instituição livremente eleita pela população -uma vez que a última eleição presidencial, em maio, é considerada irregular.

Sobre o encontro frustrado, o segundo vice-presidente da Assembleia Nacional, Stalin González, disse que "todas as opções para resgatar a democracia e a liberdade na Venezuela estão sobre a mesa".

"A única opção não viável é nos render. Não renunciaremos à nossa intenção de poder escolher livremente e de modo soberano o futuro do nosso país."

Enquanto isso, em Caracas, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) acusou mais um deputado de estar por trás da tentativa, no último dia 30 de abril, de depor Maduro. 

Trata-se de Rafael Guzmán, que teve sua imunidade parlamentária cassada. Ele, porém, ainda não foi preso. A decisão engorda a lista de deputados que podem ser julgados nos próximos meses -já são 15 nesta situação, e 34 ameaçados.

Isso faz com que o quórum para as sessões da Assembleia Nacional esteja em risco, uma vez que é requerida a presença de no mínimo 84 parlamentares para que se leve adiante alguma votação.

Este vídeo pode te interessar

Ainda que os suplentes de deputados presos ou afastados compareçam, também estes começam a entrar na mira do regime.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais