> >
EUA e China não estão em guerra comercial, diz secretário

EUA e China não estão em guerra comercial, diz secretário

Na visão de Marcos Troyjo, o embate seria um esperado acerto entre grandes potências que disputam espaço no comércio internacional

Publicado em 21 de agosto de 2019 às 22:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Marcos Troyjo. (Divulgação)

Na avaliação do secretário especial de Comércio Exterior do governo Bolsonaro, Marcos Troyjo, a disputa entre chineses e americanos não pode ser qualificada como uma guerra de proporções globais. O embate seria um esperado acerto entre grandes potências que disputam espaço no comércio internacional.

"Não acho que seja uma guerra comercial, acho que é um ajuste comercial duro. Esse acerto tem de ser feito da mesma maneira com que os porcos espinhos fazem amor -com muito cuidado", afirmou Troyjo durante evento organizado pelo banco BTG Pactual, em São Paulo, nesta quinta-feira (08).

O secretário destacou que o gigante asiático está, aos poucos, ocupando o espaço de maior potência econômica global. Assim, é natural que ele assuma o papel de maior parceiro do Brasil.

No entanto, afirmou que, ao menos por enquanto, "a tendência de comércio entre os países é inercial: mais do mesmo".

Reforçou ainda que o acordo comercial com os Estados Unidos não irá afetar o andamento do pacto fechado com a UE (União Europeia).

"Aquilo que nós negociamos com os europeus é diferente do que negociamos com os americanos. São [acordos de] naturezas diferentes, não atrapalha nada", disse Troyjo

Este vídeo pode te interessar

Ao ser questionado se para fechar o acordo com europeus, o Brasil teria de ter uma relação mais amigável com o meio-ambiente, o secretário afirmou que a resolução já está acertada e que o país quer explorar seus recursos naturais de maneira inteligente e se comprometeu a adotar mecanismos avançados.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais