Notícia

Cacau de Linhares é eleito um dos melhores do mundo

Premiação aconteceu no Salão do Chocolate de Paris, na França. Produtor do município do Norte capixaba ganhou prêmio internacional e foi classificado entre os 18 melhores do mundo

Foto: Divulgação

O cacau produzido em Linhares, na região Norte do Estado, foi eleito um dos melhores do mundo no Salão do Chocolate de Paris, na França. O produtor Emir de Macedo Gomes Filho ganhou o prêmio internacional Cacau de Excelência e foi classificado entre os 18 melhores do mundo. A premiação aconteceu na tarde desta segunda-feira (30).

A fabricação das amêndoas com uma técnica inovadora foi determinante para a escolha do produtor linharense. Esse cacau já havia sido eleito o melhor do Brasil e foi o único brasileiro presente na disputa.

Emir comemorou o resultado. “É muito importante para Linhares porque abre uma perspectiva para novos mercados, tanto o nacional quanto o internacional. Demorou para o Brasil ser reconhecido com um cacau de qualidade”, afirmou.

O produtor esteve no evento com o secretário municipal de Agricultura, Franco Fiorot, e a pesquisadora da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) da Bahia, Neide Pereira. Linhares é a maior produtora de cacau do Espírito Santo. O município é responsável por 90% do cacau produzido no Estado.

Já o secretário destacou que o cacau de Linhares tem se voltado para a oportunidade de agregar valor ao chocolate gourmet e o cacau fino, que são muito apreciados no mercado externo. “Estamos no caminho certo para colocar Linhares definitivamente na rota internacional do cacau de qualidade. Vamos implantar já em 2018 o plano de renovação da lavoura cacaueira do município, além de ações para agregar valor ao produto final, que é o chocolate”, ressaltou Fiorot.

Ver comentários