Notícia

Rio Doce sobe 50 centímetros e ultrapassa cota de inundação em Linhares

Nesta quarta pela manhã, a régua que fica no rio mede 3,8 metros. "A cota de alerta é de 3,3 metros e a de inundação 3,45 metros", explicou coordenador da Defesa Civil de Linhares, Antonio Carlos dos Santos

Nível de Rio Doce ultrapassa cota de inundação em Linhares
Nível de Rio Doce ultrapassa cota de inundação em Linhares
Foto: Defesa Civil de Linhares

O nível do Rio Doce, em Linhares, ultrapassou a cota de inundação à 1h30 da madrugada desta quarta-feira (07). Segundo o coordenador da Defesa Civil de Linhares, Antonio Carlos dos Santos, o nível do rio subiu 50 centímetros de terça para quarta. 

"Desde ontem (terça) temos duas residências afetadas no bairro Olaria. A água já chegou aos quintais, mas os moradores não quiseram sair", diz o coordenador. 

Nesta quarta pela manhã, a régua que fica no rio mede 3,8 metros. "A cota de alerta é de 3,3 metros e a de inundação 3,45 metros", explica. 

Nível de Rio Doce ultrapassa cota de inundação em Linhares
Nível de Rio Doce ultrapassa cota de inundação em Linhares
Foto: Defesa Civil de Linhares

A previsão é de que o nível continue a subir. "Não tem previsão de estabilizar. Nós dependemos muito de Minas. Em média, demora 27 horas para a água de lá chegar em Linhares. De Nova Era, que fica em Minas Gerais, para cá, as cidades já estavam em alerta. Estamos monitorando desde a madrugada a situação."

Quem mora às margens da região deve ficar atento se água continua subindo e a velocidade dela, para sair de casa a tempo, reforça o coordenador.

COLATINA

A situação do Rio Doce em Colatina é diferente da de Linhares. "Linhares fica a nível do mar e alaga mais fácil. Em Colatina não há risco de inundação. O nível do rio subiu 1,2 metro da manhã de terça até a madrugada desta quarta-feira (07), quando chegou a 5,76 metros às 3h15. Mas está baixando lentamente. Vai ficar oscilando, porque em Minas tem muita água. Aqui tende a baixar hoje e subir de novo amanhã. O rio está assoreado, tem muita terra, então o nível sobe mais rápido", explica o coordenador da Defesa Civil de Colatina, Luis Felipe do Nascimento Adame.

O nível de alerta é de 5,7 metros e o de inundação é de 6,2 metros na cidade. Às 8h15 desta quarta, a régua mede 5,56 metros, de acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil.

 

Ver comentários