> >
Vereadora de Linhares afastada continua recebendo salário

Vereadora de Linhares afastada continua recebendo salário

Com o afastamento, de acordo com a Câmara Municipal, Rosinha Guerreira tem os direitos legislativos suspensos, mas continuará recebendo salário de mais de R$ 6 mil

Publicado em 5 de março de 2018 às 20:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vereadora Rosinha Guerreira presa por acusação de prática de "rachid". (Divulgação | Câmara de Linhares)

A Câmara Municipal de Linhares informou, nesta segunda-feira (5), que foi notificada pela Justiça sobre o imediato afastamento da vereadora Rosa Ivania Euzebio dos Santos, conhecida como Rosinha Guerreira (PSDC), do cargo de parlamentar.

A decisão, da juíza da 3ª Vara Criminal de Linhares, Patrícia Plaisant Duarte, foi aceita pela Câmara, mas, de acordo com o próprio Legislativo municipal, Rosinha continuará recebendo salário de R$ 6.192,00 por uma carga horária de 30 horas semanais, conforme o Portal da Transparência do Legislativo municipal. Ficam suspensos apenas os direitos legislativos da vereadora "até o julgamento definitivo das ações de investigação".

Rosinha foi presa na última segunda-feira (26), sob a acusação de rachid, que é quando um político se apropria de uma parte do salário que seria pago ao servidor contratado por ele. Ela foi levada para o Centro Prisional Feminino de Colatina e, na noite de sexta (2), após autorização da Justiça, deixou a unidade prisional.

A prisão de Rosinha fez parte da Operação Salário Amigo, realizada pelo Ministério Público Estadual (MPES). Também foram realizadas 12 conduções coercitivas de servidores do gabinete da parlamentar, além de cumprimento de mandados de busca e apreensão de computadores e documentos. No depoimento que prestou após ser presa, Rosinha disse que usava esse dinheiro para comprar medicamentos, cestas básicas e ajudar a população, de acordo com seu advogado.

Este vídeo pode te interessar

A reportagem tentou entrar em contato com o advogado de Rosinha Guerreira, Cleylton Mendes, e também com a própria parlamentar, mas eles não foram localizados.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais