> >
Baleia rara encalha e morre em balneário de Linhares

Baleia rara encalha e morre em balneário de Linhares

Animal foi encontrado ainda vivo em Pontal do Ipiranga na tarde de terça-feira, mas estava doente e acabou morrendo

Publicado em 22 de agosto de 2018 às 14:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Baleia de espécie rara ficou encalhada e morreu em Pontal do Ipiranga. (Hernani Ramos)

Uma baleia que encalhou ainda viva na praia de Pontal do Ipiranga, em Linhares, região Norte do Estado, na tarde de terça-feira (21), não resistiu e acabou morrendo. Uma equipe do Projeto Baleia Jubarte, composta por cinco veterinários e dois biólogos, veio da Bahia para realizar a necrópsia no animal nesta quarta-feira (22) e entender o motivo do encalhe e da morte.

Segundo o médico veterinário do instituto, Hernani Ramos, a baleia é da espécie bryde, que é bastante rara. A que encalhou tem quase 11 metros de comprimento e pesa 10 toneladas. “É um animal misterioso por ser raro. É muito difícil de aparecer e ainda mais encalhar. Realizamos a necrópsia e descobrimos que ela estava bastante doente, com pneumonia grave e enterite grave (inflamação no intestino). Por isso, a baleia ficou magra e fraca, acabou encalhando e morreu afogada pelas ondas”, explicou.

 

Hernani disse que a baleia se afogou por ser um animal pulmonar e que respira pelo ar. “Ela ficou encalhada e, com a arrebentação das ondas, virou e não conseguiu mais respirar com as ondas batendo. Com isso, se afogou”, ressaltou.

Equipe do Projeto Baleia Jubarte veio da Bahia para realizar necrópsia em baleia no Pontal do Ipiranga. (Hernani Ramos)

Agora, a equipe aguarda o município realizar a remoção da carcaça do animal. “Tivemos que isolar a área onde o animal está porque é perigoso de contrair doenças, é um problema sério de saúde pública. Como é feriado em Linhares, por ser aniversário da cidade, a praia está lotada, muitas crianças querem tocar na baleia e algumas pessoas querem levar a carne para comer. Mas isso é muito arriscado, o animal estava enfermo e pode transmitir doenças para as pessoas”, informou o veterinário.

Procurado pela reportagem do Gazeta Online, o secretário de Meio Ambiente de Linhares, Fabrício Borghi Folli, afirmou que tem conversado com o pessoal do monitoramento da praia. Segundo Borghi, uma máquina foi enviada ao local para fazer a remoção do animal. “A remoção da carcaça é uma questão de saúde e sanitária, para evitar que ela transmita doenças para os frequentadores do balneário”, destacou.

Este vídeo pode te interessar

Baleia rara encalha e morre em balneário de Linhares

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais