> >
Moradores de bairro em Colatina sofrem com esgoto a céu aberto

Moradores de bairro em Colatina sofrem com esgoto a céu aberto

Mau cheiro e proliferação de doenças atingem população local

Publicado em 9 de fevereiro de 2019 às 17:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Esgoto a céu aberto, no bairro de Colatina Velha, em Colatina. (Reprodução/TV Gazeta Noroeste)

Doenças, mau cheiro, ratos e animais peçonhentos. Estes são só alguns dos inimigos que os moradores do bairro Colatina Velha, em Colatina, no Noroeste do Estado, enfrentam diariamente graças à ausência de saneamento básico na região. O esgoto de várias casas cai em um terreno na Rua Luiz Gasparini, que fica bem ao lado de algumas residências.

Com muito lixo acumulado, o local tem um cheiro bastante desagradável e atrai animais como insetos, aranhas, ratos e até cobra, mais recentemente. “Vira e mexe a gente acorda assustada com esses bichos dentro de casa. Já reclamamos várias vezes, mas a situação só piora”, desabafou a manicure Polyana da Silva.

Outra preocupação comum aos moradores do bairro é a maior proliferação de doenças. “As crianças aparecem sempre com muitas feridas de mosquitos e vivem doentes, precisando de medicação”, contou a dona de casa Rozilene de Freitas. “A minha sobrinha já pegou meningite”, relembrou ela, que vive essa situação há 49 anos.

Para agravar o problema, quando chove, o esgoto e o lixo vão parar no meio da rua. “Já aconteceu dessa sujeira passar dos 60 centímetros de altura. Quando chove, o boeiro transborda e tudo começa a invadir as casas mais baixas”, disse o pedreiro Valdecy de Freitas, irmão de Rozilene, que tenta limpar o local há 25 anos. “Eles cobram taxa de esgoto, mas não temos nada aqui”, reclamou.

MAIS UM PROBLEMA

Bambuzal traz problemas para moradores de Colatina Velha, em Colatina. (Reprodução/TV Gazeta Noroeste)

Além do esgoto a céu aberto, os moradores de Colatina Velha também sofrem com um bambuzal que fica no mesmo terreno. Sem poda, ele já atinge janelas e portas de, pelo menos, duas casas. Cada bambu, então, acaba servindo de meio para que animais atraídos pela sujeira entrem nas residências. Além de dificultar o acesso dos moradores aos respectivos lares.

O OUTRO LADO

Em nota, a Prefeitura de Colatina afirmou que realiza limpezas constantemente no local. Disse também que até junho deste ano deverá ser construída uma galeria no bairro, como parte de um projeto de interligação da rede de esgoto, que prevê 100% de tratamento na cidade.

Este vídeo pode te interessar

A nota também garante que uma equipe será enviada ao bairro para tomar as atitudes cabíveis em relação aos dois problemas citados, tanto a limpeza do esgoto, quanto a poda ou retirada do bambuzal. Segundo a prefeitura, o serviço vai ser realizado entre este sábado (9) e a próxima segunda-feira (11).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais