> >
Alunos do Ifes de Santa Teresa bloqueiam ES 080 contra corte de verba

Alunos do Ifes de Santa Teresa bloqueiam ES 080 contra corte de verba

Manifestação durou cerca de duas horas e reuniu aproximadamente 400 estudantes

Publicado em 7 de maio de 2019 às 21:56

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Alunos do Ifes de Santa Teresa protestam contra corte de verbas. (Davi Violette)

O corte de verbas públicas destinadas à educação gerou mais um protesto no Espírito Santo. Nesta terça-feira (7), cerca de 400 estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Santa Teresa, no Noroeste do Estado, bloquearam a rodovia ES 080, entre 15h50 e 17h30. O trânsito no local era liberado a cada cinco minutos.

Entre os alunos estava Bernardo Delanos, que cursa o primeiro ano de agropecuária na instituição. “Quando saiu a notícia do corte, nós ficamos muito preocupados e montamos um grupo no WhatsApp para nos organizarmos. Hoje, assim que terminou as aulas, nós nos encontramos na frente do Campus e protestamos”, contou.

Na sexta-feira passada (3), 500 estudantes do Ifes de Vitória já haviam protestado contra o corte de verbas. Os alunos saíram da Praça de Jucutuquara, passaram pela Avenida Vitória e pararam no Palácio Anchieta, no centro da cidade, onde ocuparam a escadaria. A manifestação também durou cerca de duas horas.

De acordo com o diretor de administração e planejamento do Ifes de Santa Teresa, Nilson Lopes de Oliveira, o atual orçamento do Campus é de R$ 5,5 milhões – metade do valor de cinco anos atrás. Com o anúncio feito pelo Ministério da Educação (MEC), a previsão inicial é de que esse valor seja diminuído em 26,2%.

Atualmente, cerca de R$ 1,5 milhão dessa quantia é usado para a assistência estudantil, que inclui quatro refeições e acomodações de 250 alunos em regime de internato. Além de duas refeições oferecidas a 250 alunos do semi-internato e transporte escolar a outros estudantes do Campus de Santa Teresa.

Alunos do Ifes de Santa Teresa protestam contra corte de verbas. (Bernardo Delanos)

LUTO

Nesta segunda-feira (6), alunos e professores do Ifes de Santa Teresa já haviam feito uma manifestação simbólica. Todos compareceram às aulas vestido de preto. O simbologismo é direto: “Em luto à educação”, confirmou Bernardo.

Este vídeo pode te interessar

VEJA FOTOS DO PROTESTO

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais