> >
Moradores reclamam após posto da PM ser desativado em Linhares

Moradores reclamam após posto da PM ser desativado em Linhares

Destacamento da Polícia Militar, na Vila de Regência, foi fechado. Comunidade se queixa de insegurança e diz que balneário fica muito distante da sede do município

Publicado em 17 de maio de 2019 às 14:39

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Departamento da PM de Regência. (Reprodução TV Gazeta Norte)

Moradores da Vila de Regência, em Linhares, região Norte do Estado, estão revoltados. Isso porque o Destacamento da Polícia Militar (DPM), que fica no balneário, foi desativado. De acordo com a comunidade, eles se sentem inseguros com a medida e afirmam que a localidade fica muito distante da sede do município, o que dificultaria para os militares garantirem a segurança na região.

O presidente da associação de moradores, Edenir dos Santos, contou que não há mais policiais no DPM desde o Carnaval. “A última vez que estiveram aqui foi no decorrer do verão todo e no Carnaval. Mas a gente nunca esperava receber essa notícia agora. No momento não explicaram (o motivo de fechar o destacamento). Mas a gente vai atrás para não perder o que a gente lutou tanto para ter”, garantiu.

Para o pescador Noel Júnior, o fechamento do DPM vai prejudicar o comércio e o turismo no balneário. “É triste, impactante, porque a gente tem a necessidade até pelo grande número de turistas na comunidade e pelo comércio em geral. Temos ocorrências em localidades próximas que precisam do destacamento, que precisam de uma ação rápida da polícia devido à distância entre Regência e Linhares. Com chuva e estrada ruim se torna muito inviável, e temos aqui um lugar apropriado, pintado, bem localizado dentro da nossa comunidade e a gente não pode perder isso. Não tem porque tirar uma coisa que já existe e atende à comunidade”, afirmou.

RONDA COM VIATURA

Os moradores disseram que a PM justificou para eles que uma viatura faria a ronda em Regência e na localidade vizinha de Areal duas vezes por semana. No entanto, eles acreditam que não será suficiente para garantir a segurança do local.

“Infelizmente, o Estado está deixando de fazer o seu papel. Então, esperamos no mínimo que o Estado possa se fazer presente, uma vez que a estrada é de difícil acesso, para o policiamento chegar aqui é difícil. É preciso fazer algo para não deixar a comunidade à mercê”, pediu o morador Carlos Sangália.

O posto da PM foi incendiado em fevereiro de 2017, durante a greve dos policiais militares no Estado. Na ocasião, o destacamento foi reformado pelos próprios moradores. “Nós reformamos esse posto para dar condição física a Polícia Militar. Buscamos o governo do Estado esse apoio alguns anos atrás, para ter esse sentimento de segurança. Agora a gente vê tudo isso por água abaixo, por falta de mão de obra, de pessoas para poder trabalhar aqui. É muito complicado”, lamentou o comerciante Messias Caliman.

O OUTRO LADO

Em entrevista para a TV Gazeta Norte, a comandante da 1ª Companhia do 12º Batalhão da Polícia Militar, tenente Jéssica, explicou que o DPM de Regência será mantido apenas como ponto de apoio.

Em nota, a assessoria da Polícia Militar informou que o destacamento não foi desativado, a unidade funciona 24 horas por dia apenas no verão, quando o local demanda reforço no policiamento, por conta da grande movimentação de turistas.

“Nos demais períodos do ano, o local é usado como base para os policiais que vão para o local em dias e horários estratégicos. Cabe ressaltar que nos demais horários e dias, a região é atendida pelo DPM de Bebedouros e pela 1ª Companhia, que está sempre disponível quando acionados, via Ciodes (190), ou diretamente nas bases”, diz a nota.

Além disso, a PM justifica que o índice de furto e roubo no balneário é baixo. “Desde o início do ano até hoje (17), apenas um furto foi registrado no local. O comando da 1ª Cia do 12º Batalhão da PM reforça que está à disposição da comunidade para tirar quaisquer dúvida e ouvir as demandas, para juntos adequarem as ações de segurança desenvolvidas no local”, finaliza a nota.

Moradores reclamam após posto da PM ser desativado em Linhares

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais