> >
Helicóptero leva tranquilizante para resgate de onça-parda no ES

Helicóptero leva tranquilizante para resgate de onça-parda no ES

Animal foi encontrado por volta de 5h30 desta sexta-feira (23), no bairro Valparaíso, em Baixo Guandu

Publicado em 26 de agosto de 2019 às 07:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Onça aparece em casa em Baixo Guandu. (Arquivo Pessoal)

Um helicóptero chegou em Baixo Guandu, Região Noroeste do Estado, com o dardo tranquilizante que será usado para fazer o resgate da onça-parda que está escondida no quintal de uma casa do bairro Valparaíso desde a manhã desta sexta-feira (23). O tranquilizante foi recolhido em Vitória para ser usado na cidade do Noroeste do Estado.

O animal parece que está com um ferimento no pescoço. Para fazer o resgate, a Polícia Militar Ambiental de Colatina e o Ibama se deslocaram até a cidade.

O CASO

A manhã mal tinha começado quando a auxiliar de laboratório Elizabeth Ceiveres, de 49 anos, levou um grande susto: encontrou uma onça-parda nos fundos do quintal da casa onde ela mora, no bairro Valparaíso, em Baixo Guandu.

A surpresa aconteceu por volta das 5h30 desta sexta-feira (23). "Levanto todo dia neste horário. Abri as janelas e as portas da casa, depois ouvi um barulho vindo do fundo do quintal. Uma amiga dormiu aqui em casa e, quando ela levantou para trabalhar, viu o animal pela janela. Ela me chamou e disse: ‘Isso não é gato, não’. Quando pensa que não, é uma onça!", contou Elizabeth.

Ela contou que ficou desesperada. "Comecei a fechar tudo, trancamos todas as portas e estamos aqui, presas dentro de casa. Estou bastante preocupada porque tem meus dois netos aqui em casa, um de 1 ano e outro de 12 anos", afirmou. Ainda segundo Elizabeth, a onça está um pouco espantada.

RESGATE

Em nota, o secretário municipal de Meio Ambiente, Allony Torres, explicou que a captura deverá ser feita através de dardos tranquilizantes, o que somente a Polícia Militar Ambiental dispõe dentro do seu trabalho de resgate de animais.

ESCOLA

Onça está escondida nos fundos da casa, no bairro Valparaíso, em Baixo Guandu. (Alessandro Bachetti/TV Gazeta Noroeste)

Segundo a Prefeitura de Baixo Guandu, o chefe da Defesa Civil Municipal, Sandro Brandião, está no local desde o início da manhã e tomou todas as providências para resguardar a segurança dos moradores, incluindo os alunos da escola João Júlio Cardoso, cujos portões estão trancados.

Sandro disse que se trata de uma onça-parda adulta, com mais de 40 quilos, e todos os cuidados estão sendo tomados para que o animal seja capturado com segurança.

VEJA VÍDEO DA ONÇA

POLÍCIA MILITAR

Área em frente à casa foi isolada pela Polícia Militar. Mesmo assim, muitos curiosas acompanham os trabalhos para resgate da onça-parda. (Alessandro Bachetti/TV Gazeta Noroeste)

A Polícia Militar de Baixo Guandu explicou, por telefone, que foi acionada e está no local desde às 6 horas. A casa foi isolada enquanto aguardam uma forma de resgatar o animal. Agora, a Polícia Militar Ambiental de Colatina tenta buscar em Minas Gerais o tranquilizante usado no resgate.

Por volta de 9h45, a Polícia Militar de Colatina informou que o comandante da Companhia Ambiental do município, capitão Rodrigo, saiu da cidade em direção a Baixo Guandu, em conjunto com o Ibama, para resgatar a onça-parda.

O dardo tranquilizante que será usado nos trabalhos segue de helicóptero de Vitória para Baixo Guandu.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais