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Bandido se passa por funcionário da EDP e é preso por extorsão no ES

Bandido se passa por funcionário da EDP e é preso por extorsão no ES

Vestido com uma camisa com a logo da distribuidora de energia, ele quebrou o medidor de um morador e ameaçou o dono da casa

Publicado em 16 de fevereiro de 2018 às 22:05

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Carro utilizado pelo falso funcionário da EDP Escelsa tinha plotagem com logo da distribuidora. (Victor Muniz)

Um golpista que se passava por funcionário da EDP Espírito Santo foi preso na manhã desta sexta-feira (16), após tentar extorquir R$ 4 mil de um morador da Barra do Jucu, em Vila Velha.

A prisão foi realizada pelo presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado (Sindepes), Rodolfo Laterza, após o filho da vítima, que é amigo dele, avisar por telefone sobre o que estava acontecendo.

O criminoso foi identificado como Mauro Merisio, 52 anos. Ele usava um carro, Fiat Uno branco, plotado com a logo da empresa, além de uma camisa personalizada.

Tudo começou por volta das 8h10, quando o bandido chegou à casa de um agente marítimo de 57 anos, danificou, sem ele ver, o relógio de energia e tocou a campainha.

Ao atender, a vítima foi surpreendida pelo falso funcionário dizendo que o dispositivo da casa dele estava adulterado e que chamaria a polícia para averiguar a situação, afirmando que o proprietário da casa poderia até ser preso.

O agente marítimo se desesperou e, neste momento, Mauro afirmou que poderia resolver a situação sem nenhum tipo de transtorno, caso ele pagasse R$ 4 mil em dinheiro.

A todo momento, o criminoso dizia que mandaria prendê-lo caso não pagasse. O dono da casa pegou o carro, como se fosse ao banco, e tentou se desvencilhar do bandido, mas acabou seguido.

“Ele estava com muito medo, sem saber como agir, e quando entrou no banco, já na Praia da Costa, resolveu ligar para o filho dele. Já havia sacado R$ 1 mil inclusive”, contou Laterza.

O filho da vítima ligou para o delegado, que foi até o local averiguar a situação. Mauro aguardava do lado de fora do banco, na Avenida Hugo Musso, esperando o dinheiro chegar.

Porém, quem o abordou foi Laterza. O criminoso foi preso e o carro apreendido. De acordo com o delegado, ele chegou a proferir ameaças contra o agente marítimo, mesmo depois de detido.

“A todo momento ele ameaçou, disse que a vítima estava devendo a ele e que iria ver. É um criminoso que não tem que ficar no meio da sociedade”, ressaltou.

Mauro Merisio, 52 anos, se passou por funcionário de empresa de energia para tentar extorquir dinheiro de morador de Vila Velha. (Divulgação / PCES)

O bandido foi levado à Divisão de Repressão a Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP), onde a ocorrência foi entregue ao delegado Fabiano Rosa. Mauro não quis falar nada em depoimento e se reservou a dar explicações em juízo.

O bandido foi autuado por extorsão e encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV). O criminoso possui um histórico de crimes e outras vítimas podem fazer denúncias à Delegacia Patrimonial.

“Ele tinha um mandado de prisão em aberto por estelionato em Afonso Cláudio, além de outras passagens pela Justiça. Pedimos que outras vítimas denunciem e compareçam á unidade”, concluiu Rosa.

EDP ALERTA PARA GOLPES

A EDP Espírito Santo afirmou por meio de nota que em hipótese alguma, os clientes devem pagar por serviços prestados em domicílio. Nenhum colaborador próprio ou terceiro está autorizado a oferecer serviços ou receber pagamentos em nome da empresa.

A distribuidora alerta aos clientes que todos os serviços prestados são cobrados na fatura de energia, que devem ser pagas somente em bancos ou correspondentes bancários credenciados.

A EDP informa que tanto os colaboradores próprios, quanto os prestadores de serviço/terceiros, que atuam em contato com os clientes, podem ser identificados por meio do uniforme, com a logomarca da Companhia. Os profissionais de campo, como os eletricistas, utilizam veículos também padronizados com a marca da empresa fornecedora/terceirizada e da EDP. A frase “A serviço da EDP” é uma das características dos veículos que andam nas ruas e de fato são prestadores de serviços para a Companhia.

Em casos de inspeções de combate ao furto de energia, é lavrado um Termo de Ocorrência de Irregularidade, sendo que posteriormente é enviada a cobrança do valor devido e aberto o prazo para defesa. A Distribuidora ressalta que não é realizada nenhuma cobrança no local ou no momento da inspeção.

A empresa orienta ainda que em caso de dúvida o cliente solicite a identificação do funcionário e verifique se os dados da nota de serviço estão corretos.

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É importante reforçar que, para sanar dúvidas ou realizar denúncias, os clientes devem entrar em contato por meio da Central de Atendimento ao Cliente 0800 721 0707, com ligação gratuita e 24 horas.

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