> >
Câmera que poderia flagrar assalto a banco em Vila Velha não funciona

Câmera que poderia flagrar assalto a banco em Vila Velha não funciona

Segundo coronel, 100 câmeras instaladas pelo programa Olho Digital, da Sesp, apenas sete ou oito estão funcionando normalmente

Publicado em 22 de fevereiro de 2018 às 21:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Homens armados fizeram clientes de um bar refém e depois explodiram caixas eletrônicos de um banco na avenida Santa Leopoldina. (Bernardo Coutinho)

A câmera de videomonitoramento que fica em frente à agência do Banco do Brasil, assaltada na madrugada da última quarta-feira (21), em Vila Velha, não estava funcionando no momento do crime. A informação é da Prefeitura de Vila Velha. Segundo o município, há cinco câmeras na Avenida Santa Leopoldina, onde fica a agência alvo dos bandidos. Delas, apenas a que fica perto do banco não estava funcionando, pois passa por manutenção.

Segundo o secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito, coronel Oberacy Emmerich Junior, o equipamento em questão pertence à Secretaria se Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), e foi implantada pelo programa Olho Digital. "Eles instalaram 100 câmeras em 2015 em Vila Velha, e deveriam ter passado para o município em dezembro de 2017, mas isso não aconteceu. Eu não posso nem mandar consertar a câmera porque ela ainda é da Sesp", explicou o secretário.

O coronel informou ainda que das 100 câmeras instaladas pelo programa, apenas sete ou oito estão funcionando no momento. Elas estão ligadas à central de videomonitoramento de Vila Velha.

O secretário de Vila Velha informou ainda que as câmeras do entorno da agência foram enviadas à Polícia Civil para que eles identifiquem veículos suspeitos que tenham circulado pela região na hora do crime.

Demandada pela reportagem, a Sesp afirmou que as câmeras ainda não foram cedidas ao município pois a central de monitoramento não se adequava ao projeto inicial. "As câmeras instaladas em Vila Velha estão passando por atualização tecnológica. O sistema anterior, via rádio, apresentava muitas áreas de sombra o que dificultava a qualidade na transmissão de imagem", explicou a secretaria.

A Sesp acrescentou que o novo sistema, em implantação, utiliza cabeamento de fibra óptica, o que amplia significativamente a velocidade e qualidade das imagens.

Questionada sobre quantas câmeras do programa Olho Digital estão funcionando, a secretaria não respondeu.

Este vídeo pode te interessar


Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais