> >
Após atestado, processo que investiga confusão entre PMs é paralisado

Após atestado, processo que investiga confusão entre PMs é paralisado

A briga, que envolveu também as namoradas dos policiais, foi flagrada pelas câmeras de videomonitoramento da prefeitura de Vila Velha

Publicado em 10 de agosto de 2018 às 14:59

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
A briga, que envolveu também as namoradas dos policiais, foi flagrada pelas câmeras de videomonitoramento da prefeitura. (Reprodução)

Em junho, dois soldados da Polícia Militar foram parar na delegacia após uma grande confusão em um bar de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha. A briga, que envolveu também as namoradas dos policiais, foi flagrada pelas câmeras de videomonitoramento da prefeitura. Houve correria, cadeiras jogadas para o alto e até disparo de arma de fogo. Quase dois meses depois, o processo administrativo a que deveriam responder segue parado porque os policias apresentaram atestado médico.

O episódio aconteceu no dia 17 de junho. No dia seguinte, os soldados Jociel de Lucena Santana e Jean Bispo de Jesus foram afastados de suas funções, mas até hoje o processo administrativo que investiga o caso segue sem conclusão. Por nota, a Polícia Militar informou que "os militares apresentaram atestado médico" e que, só após o parecer da Junta Militar de Saúde, "o procedimento seguirá os tramites".

CONDUTA AGRESSIVA

Na época em que o caso aconteceu, o diretor da Corregedoria da PM, coronel Arilson Marcelo Martinelli, afirmou que as punições aos militares poderiam variar de uma advertência até a expulsão da corporação.

“Condutas violentas e agressivas não são esperadas de nenhum cidadão, muito menos de um policial militar”, afirmou na ocasião.

VÍDEO 

A briga aconteceu por volta das 5h30 quando o soldado Jociel de Lucena Santana, que não teve a idade revelada, começou a puxar a namorada, Natiele Monteiro Pereira, de 23 anos, para fora do bar. A guarda não informou o motivo do desentendimento dos dois. Mas nas imagens gravadas pela prefeitura é possível ver que a jovem tenta se desvencilhar das mãos do namorado. Os dois chegam a cair juntos no chão. Depois que levantam, Jociel a segura e a encurrala contra um carro, pressionando os braços de Natiele enquanto ela tenta se soltar.

O vídeo mostra que algumas pessoas tentam intervir na situação, aparentemente pedindo para o policial soltar a mulher. Nesse momento, uma jovem que presencia ação, identificada como Sandra Santos Pereira, 23 anos, namorada do outro soldado, Jean Bispo de Jesus, se aproxima e tenta intervir também. Ela começa a discutir com Jociel e ele acaba soltando a namorada para continuar a briga com Sandra.  

Nesse momento, o soldado Jean Bispo, namorado de Sandra, se aproxima. Jean saca uma arma e aponta para o PM que discutiu com as duas mulheres. Jociel, que iniciou a briga, também saca a arma e os dois policiais ficam por alguns segundos um apontando a arma para o outro. É quando Sandra saca um objeto da bolsa, semelhante a um spray, e joga o conteúdo em direção aos olhos do PM Jociel, que começou a briga com a namorada. Visivelmente com dificuldades de enxergar e com as mãos nos olhos, o soldado dá um tiro em direção ao chão e se afasta.  

Ao perceber a situação, Natiele, que há poucos minutos estava sendo arrastada pelo namorado policial, se aproxima de Sandra, que interferiu na ação, e as duas iniciam uma discussão. O soldado Jean tenta afastar as duas. Mas Sandra saca a arma dele e aponta em direção à Natiele. Jean consegue recuperar a arma de volta, mas a discussão entre elas evolui para uma luta corporal entre as duas.  

Jean tentou separar as duas o tempo todo. Quando finalmente elas se separaram, o PM Jociel, que iniciou a briga, se aproxima. Correndo, ele tenta dar um chute na mulher de Jean. Depois, encurrala o casal para dentro do bar, arremessando as cadeiras e objetos que encontra pela frente.  

Funcionários e clientes ficaram desesperados e saíram correndo do local. Jean e Sandra ficaram dentro do estabelecimento até que os funcionários do bar conseguiram segurar o PM Jociel que iniciou toda a briga. No meio da confusão, Natiele, que foi arrastada por Jociel no início da briga, chegou a desmaiar.  

Este vídeo pode te interessar

Jociel levou a namorada desmaiada para dentro do carro. No caminho, Natiele chegou a cair do colo do homem que a carregava. Depois de deixá-la no veículo, Jociel voltou para o bar na tentativa de continuar a briga, sendo segurando pelos funcionários do estabelecimento. Nesse momento, equipes da Polícia Militar chegaram ao local e todos foram conduzidos à delegacia.  

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais