> >
Juíza mantém prisão de empresário investigado por estelionato no ES

Juíza mantém prisão de empresário investigado por estelionato no ES

Ayres Francisco dos Santos responde por estelionato, falsificação de documentos públicos e inserção de dados falsos no sistema do Detran-ES

Publicado em 11 de setembro de 2018 às 23:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Ayres Francisco dos Santos usava o próprio estabelecimento para cometer crimes . (Divulgação)

A juíza Gisele Souza de Oliveira, da 4ª Vara Criminal de Vitória, optou por manter preso o empresário Ayres Francisco dos Santos, de 39 anos, detido no dia 6 de agosto ao ser acusado pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) de utilizar o próprio estabelecimento, localizado em Jardim Camburi, na Capital, para cometer crimes de falsificação de documento público, inserção de dados falsos em sistema, além de ameaça. A decisão foi tomada durante audiência realizada na tarde desta terça-feira (11).

A magistrado acatou o pedido do MPES, que foi contra a soltura do acusado, até o devido esclarecimento dos fatos. Além disso, a juíza destacou que a prisão foi mantida por conta de Ayres ter tentado influenciar o depoimento de supostas vítimas, existindo, inclusive, relatos de ameaça a uma das testemunhas lesadas pelo acusado em um golpe.

A juíza determinou ainda que a delegada da Delegacia Especializada em Crimes de Defraudações e Falsificações (Defa), Rhaiana Bremenkamp, trabalhe para que os veículos das vítimas que foram apreendidos pela polícia sejam devidamente devolvidos a seus proprietários.

COMO FUNCIONAVA O ESQUEMA

Segundo a titular da Defa, Rhaiana Bremenkamp, o golpe era praticado por Ayres Francisco dos Santos utilizando a oficina mecânica de propriedade dele. "Ele angariava clientes e, a partir do momento que esses carros eram consertados, demorava de seis meses a um ano para estes veículos ficarem prontos. A vítima desistia e acabava vendendo para o acusado", explicou Rhaiana.

A delegada disse que o empresário nunca pagou por esses carros e as vítimas começaram a entrar na Justiça Cível. Cerca de 11 vítimas fizeram denúncias. A partir do momento em que ele começou a ser investigado, o empresário começou a cometer crimes de ameaça, falsificação de documentos e inserção de dados falsos no sistema do Detran-ES.

A polícia, então, cumpriu um mandado de busca e apreensão na oficina de Ayres, onde foram encontrados diversos contratos de compra e venda de veículos e até algumas notificações das vítimas em questão.

O empresário foi encaminhado ao Centro de Triagem de Viana e vai responder por estelionato, falsificação de documentos públicos e inserção de dados falsos no sistema do Detran-ES.

A reportagem tentou contato com a defesa do acusado, mas as ligações não foram atendidas.

VEJA VÍDEO

Gravação mostra o momento em que o empresário é colocado na viatura da Polícia Civil para ser encaminhado ao Centro de Triagem de Viana.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais