> >
Ataques no ES: entidades repudiam fala de secretário sobre advogados

Ataques no ES: entidades repudiam fala de secretário sobre advogados

Ao falar sobre os ataques a ônibus e a uma empresa que produz marmitas para presídios, Luiz Carlos de Carvalho afirmou que presos recebem e passam informações através de advogados

Publicado em 23 de fevereiro de 2019 às 00:02

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O secretário de Estado de Justiça. (Carlos Alberto Silva)

As entidades que representam os advogados capixabas repudiaram a fala do secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz, que ao comentar sobre os ataques aos ônibus e a uma empresa que produz marmitas para presídios, afirmou, em entrevista concedida ao programa Bom Dia Espírito Santo, da TV Gazeta, que presos recebem e passam informações através de advogados.

Para o presidente do Sindicato dos Advogados, Telvio Valim, a fala do secretário foi leviana e genérica, atingindo frontalmente todos os advogados que ministram nessa área. O sindicato pretende, inclusive, entrar com uma ação por danos morais contra o secretário.

"Se ele sabe que existem advogados que pegam e passam informações criminosas, ele que tome as atitudes necessárias e denuncie à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para que haja uma punição. Mas ele não pode falar de forma generalizada. Viemos a público repudiar a fala do secretário e vamos tomar as medidas jurídicas cabíveis, inclusive com ação coletiva por danos morais", disse.

SEM ATAQUE

No final da tarde desta sexta-feira (22), o secretário de Estado da Justiça, Luiz Carlos Cruz, enviou uma nota esclarecendo que não pretendia atacar a advocacia capixaba em entrevista concedida ao programa Bom Dia Espírito Santo. A manifestação aconteceu após pedido de retratação feito pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Espírito Santo (OAB-ES). 

"Ao deixar subentendido que advogados podem estar envolvidos com criminosos suspeitos de ataques a ônibus e à empresa de alimentação de presos, quis se referir apenas a profissionais associados ao crime, excluindo a grande maioria da classe, que se demonstra imprescindível à administração da justiça", diz Luiz Carlos Cruz, em nota.

O secretário ainda ressaltou que tem "plena consciência da importância do respeito às prerrogativas dos advogados e também à OAB no processo democrático de governança, tanto que já a convidou a participar de demandas do sistema prisional."

Este vídeo pode te interessar

Por nota, a A OAB-ES informou que "lamenta a generalização exposta na entrevista do secretário de Estado da Justiça ao falar sobre o envolvimento de advogados com ações criminosas, mas considera positivo o esclarecimento feito pelo mesmo, a pedido da Ordem, reconhecendo a importância da advocacia para a administração da Justiça".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais