> >
Tragédia em Linhares: choro e pedido de prisão durante audiência

Tragédia em Linhares: choro e pedido de prisão durante audiência

Juliana Pereira Salles Alves e Georgeval Alves Gonçalves estiveram em mais uma audiência de instrução sobre as mortes dos irmãos Kauã e Joaquim. Cinco testemunhas foram ouvidas

Publicado em 5 de fevereiro de 2019 às 23:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Momento em que a pastora Juliana deixa Fórum em Linhares. (Leonardo Goliver)

A quarta audiência de instrução realizada sobre as mortes dos irmãos Kauã Salles Butkovsky, de 6 anos, e Joaquim Salles Alves, de 3 anos, realizada nesta terça-feira (05) no Fórum Desembargador Mendes Wanderley, em Linhares, foi marcada por choro dos acusados e pelo pedido de prisão de uma das testemunhas. A sessão durou cerca de sete horas. Réus no processo, a pastora Juliana Pereira Salles Alves e seu marido, Georgeval Salles Alves, conhecido como pastor George, foram intimados pelo juiz e acompanharam a audiência. 

Juliana foi a primeira a chegar ao fórum, às 9h05. O carro de cor prata com placas de Teófilo Otoni (MG) em que ela chegou entrou pelo estacionamento dos juízes. A pastora estava acompanhada de seus advogados e não conversou com a imprensa. George chegou pouco depois, às 9h15, em uma viatura da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Algemado, de chinelo e usando o uniforme azul dos detentos, ele entrou pelo mesmo estacionamento e passou de cabeça baixa, acompanhado de inspetores penitenciários.

Tragédia em Linhares - choro e pedido de prisão durante audiência

Policiais militares passaram o dia todo na área do fórum para garantir a segurança. No entanto, nenhuma manifestação foi registrada do lado de fora. Havia um protesto marcado para acontecer às 6 horas em frente ao Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, mas foi cancelado. A ação foi organizada pela família de Rainy Butkovsky, pai de Kauã, mas ele passou mal e decidiu desmarcar a manifestação.

TESTEMUNHAS

Fórum Desembargador Mendes Wanderley, em Linhares. (Loreta Fagionato)

Ao todo, cinco testemunhas foram ouvidas durante a audiência, sendo quatro da acusação e uma da defesa. A primeira pessoa a depor foi a irmã da pastora, Amanda Salles. Seu depoimento se arrastou por toda a manhã e demorou três horas e meia. Ela foi convocada pela acusação. Em seguida, foi feito um recesso de uma hora para almoço. Durante esse período, Juliana aguardou o retorno da sessão pelos corredores do fórum e, por volta de 13h20, a audiência recomeçou.

Durante a tarde, duas professoras de Kauã e Joaquim e um jornalista também foram ouvidos. Um frequentador da Igreja Batista Vida e Paz, que era liderada pelo casal de pastores em Linhares, foi convocado pela defesa e foi a última testemunha a falar.

Por “pontos discordantes” em um dos depoimentos, os advogados de acusação chegaram a pedir a prisão de uma testemunha. “Nós imediatamente interrompemos a audiência e requeremos a prisão em flagrante, mas antes mesmo de o juiz apreciar o requerimento a testemunha se retratou”, explicou Síderson Vitorino. O nome dessa testemunha não foi revelado.

Por volta de 16h50, a audiência acabou. O primeiro a sair do fórum foi George. Ele foi colocado na parte de trás da viatura e foi embora em direção ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Viana II, onde está preso desde 28 de abril. Pouco depois, Juliana seguiu para o carro das advogadas e saiu sem fazer declarações.

CABEÇA BAIXA

Pastora saiu da audiência no Fórum de Linhares no carro de advogados. (Loreta Fagionato)

Fontes ligadas à Justiça contaram que George se manteve de cabeça baixa durante toda a audiência. Em alguns momentos, levava as mãos à cabeça. Ele estava sentado, com os inspetores penitenciários ao seu lado.

Juliana estava a apenas um metro do marido, junto com três advogados. Ela apresentava um semblante triste e chorou em diversas ocasiões. Quando o nome de George era citado, ela olhava para o marido. No entanto, como o pastor ficou de cabeça baixa, não retribuiu os olhares.

OUTRAS AUDIÊNCIAS

O advogado Síderson Vitorino, que atua como assistente de acusação, contou que outras audiências do caso foram realizadas em Teófilo Otoni e Governador Valadares, em Minas Gerais, e também no Sul da Bahia. As testemunhas foram ouvidas através de carta precatória.

Novas audiências estão previstas para serem realizadas em Linhares neste mês. A próxima será no dia 12. No dia 19 uma nova sessão acontece no fórum, quando Juliana e George serão interrogados pela primeira vez.

O CASO

George é acusado pela Polícia Civil de ter estuprado, agredido e queimado vivos os irmãos Kauã e Joaquim, na madrugada do dia 21 de abril do ano passado. O crime aconteceu na casa onde a família morava, no Centro de Linhares. Na ocasião, Juliana estava em Minas Gerais, onde participava de um congresso de dança profética da igreja. Ela fez a viagem com o filho mais novo do casal e deixou os filhos mais velhos com o marido. O pastor é pai de Joaquim e padrasto de Kauã.

Este vídeo pode te interessar

Apesar de não estar na casa quando as crianças foram mortas, Juliana foi indiciada pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) por conduta omissiva. Para a promotoria, a pastora sabia dos riscos de deixar os meninos com George. Ela chegou a ser presa em duas ocasiões, mas conseguiu um novo mandato de soltura no último dia 30. Desta vez, a Justiça determinou diversas regras e ela não pode sair de Linhares, domicílio onde aconteceu o crime.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais