> >
Vítima encontra celular que perdeu em assalto à venda em site no ES

Vítima encontra celular que perdeu em assalto à venda em site no ES

A vítima acionou a polícia, passou os detalhes e ajudou a prender o criminoso

Publicado em 19 de fevereiro de 2019 às 19:49

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Delegacia da Praia do Canto. (PC/Divulgação)

Um homem de 29 anos foi preso na manhã desta terça-feira (19) no bairro Jardim Limoeiro, na Serra, acusado de tentar vender um celular que foi roubado no dia 25 de janeiro no mesmo município. De acordo com o delegado Leandro Piquet, responsável pelo 3º Distrito de Polícia da Praia do Canto, em Vitória, no dia em que o aparelho foi roubado houve um assalto em que pessoas armadas "subtraíram" carro, joias, carteira, relógio, telefone e documentos pessoais de uma vítima.

Vítima encontra celular que perdeu em assalto à venda em site no ES

A partir disto, a vítima realizou um boletim de ocorrência e foi em busca de um novo celular, do mesmo modelo e marca. "Ela começou a pesquisar em sites de vendas os valores, preços de aparelhos novos, usados, seminovos, compatíveis com o que ela queria. Até que achou um anúncio de um celular usado que era o mesmo que o dela", explicou o delegado.

Ele disse, ainda, que a vítima, um homem que não teve o nome divulgado, começou o processo de negociação para comprar o aparelho celular. Houve diversas trocas de mensagem com o vendedor pelo site de compra e venda e alguns encontros foram frustrados. Após uma ampla troca de informações, o fornecedor apresentou uma capa que era a mesma que a vítima tinha perdido durante o assalto em janeiro.

"A vítima desconfiou que pudesse ser o celular dela, entrou em contato com a delegacia. Fizemos todas as orientações, falamos sobre os cuidados ao comprar na internet. Com base nessas informações, resolvemos diligenciar. Nos antecipamos na sinalização da compra e venda, chegamos ao local e abordamos o vendedor", informou Piquet.

Ao abordar o homem, a equipe da Polícia Civil confirmou que o aparelho era o mesmo pelo número do International Mobile Equipment Identity (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), mais conhecido por IMEI, que é um número de identificação global e único para cada telefone celular.

O homem foi preso em flagrante e, em depoimento, negou que teria roubado o celular. "Ele informou que um conhecido achou e entregou para ele, mas que ele estava realizando a venda. Mas ele tem consciência de que o valor do celular é muito mais alto do que foi exposto", detalhou.

Ele foi autuado pelo crime de receptação. A pena é de 1 a 4 anos e multa. Como ele não tinha nenhum tipo de passagem pela polícia, foi arbitrada uma fiança de R$ 1,4 mil. Em conversa por telefone com o Gazeta Online, o delegado Leandro Piquet destacou a importância do papel da sociedade, ainda que ela seja vítima, no auxílio das atividades policiais.

Este vídeo pode te interessar

"Não queremos que ninguém se exponha, queremos que as pessoas se envolvam e colaborem com a polícia. A vítima, ao registrar o Boletim de Ocorrência, ao entrar em contato com a delegacia e informar os detalhes, facilita o trabalho e a atividade policial. Proporciona a entrega do bem furtado da vítima", concluiu.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais