Notícia

Polícia investiga denúncia de envenenamento de gatos em Vila Velha

Caso também foi levado à CPI dos Maus-tratos; denúncias podem ser feitas pelo 181

Gatos quando eram alimentados por alguns moradores do Centro de Vila Velha
Gatos quando eram alimentados por alguns moradores do Centro de Vila Velha
Foto: Arquivo Pessoal

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, investiga uma denúncia de maus-tratos contra gatos em Vila Velha. Segundo alguns moradores da região, gatos estão morrendo envenenados no Centro da cidade.

Uma moradora da região, que prefere não ser identificada, informou à reportagem do Gazeta Online que os felinos estavam vivendo em uma casa abandonada e não tinham acesso a comida nem água. Sensibilizada, ela começou a ir até o local para alimentá-los. "Costumo passar pela localidade e percebi que nessa residência havia cerca de 15 gatos. Não mora ninguém ali. Eu, junto a outros moradores, passamos a levar ração e água", relata.

O hábito de alimentá-los virou rotina, até que, duas semanas depois, ela notou que os animais, como de costume, não vinham mais até o portão para receber carinho. Desconfiada, a moradora voltou à casa no dia seguinte e percebeu um cheiro forte de carniça. "Já tinha duas semanas que eu alimentava eles, queria até para mim. Mas comecei a perceber que não vinham mais ao portão comer, beber água, nem receber carinho. Voltei no dia seguinte e senti um cheiro forte", conta.

> Após morte de cão, Carrefour terá de depositar R$ 1 milhão em fundo

Horas depois, moradores e comerciantes da região encontraram os gatos mortos. Um deles foi achado na calçada com a língua para fora, olhos esbugalhados e com espuma na boca. Os outros estavam dentro de sacos de lixo. Restaram apenas dois filhotes. "Estou destruída, me apeguei a eles e agora estão mortos" desabafa.

CPI DOS MAUS-TRATOS

A comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos da Assembleia Legislativa também irá acompanhar o caso. A deputada estadual Janete de Sá declarou ao Gazeta Online já ter conhecimento da denúncia. Uma sessão extraordinária estava prevista para acontecer nesta terça-feira (19) para reunir os deputados e deliberar uma diligência ao local. 

> Morte de cachorro em Jardim da Penha: dono não teve culpa, aponta CPI

"Já temos o endereço, fotos, vídeos, testemunhas e indicações sobre os supostos autores. Faremos uma varredura no quintal para verificar se realmente houve envenenamento", expôs.

DENÚNCIAS

A Polícia Civil reforça que ocorrências de maus-tratos de animais podem ser registrados em qualquer delegacia ou na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Denúncias também podem ser feitas por meio do Disque - Denúncia 181 ou pelo disquedenuncia181.es.gov.br, o sigilo e anonimato são garantidos. No site, é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas. O autor desse tipo de crime é atuado no Artigo 32 - por maus tratos aos animais - previsto na Lei de Crimes Ambientais.

Outra opção é denunciar casos na CPI dos maus-tratos e Defesa dos animais por meio do telefone (27) 3382-3735 ou [email protected]

> Homem é detido após matar gato da vizinha a pauladas no ES

Ver comentários