> >
Autor de ameaça de ataque a escola no ES pode responder por terrorismo

Autor de ameaça de ataque a escola no ES pode responder por terrorismo

A Polícia Civil apura o caso; o órgão informou que não passaria mais detalhes para não atrapalhar o andamento das investigações

Publicado em 1 de abril de 2019 às 22:10

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Polícia Militar foi ao colégio após as ameaças feitas por jovem. (Caique Verli)

Após a disseminação de uma mensagem que gerou pânico entre pais, alunos e funcionários de um colégio particular de Cariacica na tarde deste domingo (31), a Polícia Civil informou na noite desta segunda-feira (1º) que o fato foi formalizado na Delegacia Especializada da Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) e disse que, dependendo do caso, o ato da pessoa que fez a ameaça pode ser enquadrado na lei antiterrorismo — nestes casos, a pena é mais grave.

De acordo com apuração feita pela reportagem do Gazeta Online, um jovem, menor de idade, e que não teria ligação com a escola — como garantem os funcionários, publicou em redes sociais que entraria armado no colégio nesta segunda-feira (1º). O fato levou a instituição a cancelar as provas previstas para hoje. As primeiras informações apuradas pela Polícia Civil dão conta de que se tratou de uma brincadeira de 1º de Abril. O órgão informou que não passaria mais detalhes para não atrapalhar o andamento das investigações.

"1º de abril de mau gosto", foi como definiu uma mãe de aluno sobre a situação que visava o colégio particular que funciona em Jardim América. Outro pai de aluno, que prefere não se identificar, informou que a ameaça teria chegado aos pais e funcionários do Colégio Passionista via corrente de Whatsapp. A situação amedrontou a todos e muitos alunos não foram à aula hoje.

"O pessoal está com medo de ir à aula, provas foram suspensas pela ameaça de ataque à escola. Essa informação chegou através de Whatsapp e algumas pessoas da escola receberam e repassaram. Ontem (domingo) mesmo entraram em contato com a polícia e hoje pela manhã eu fui lá, conversei com a secretária e ela disse que a segurança foi reforçada", contou o pai.

NOTA DO COLÉGIO

Pelas redes sociais, o Colégio Passionista publicou uma nota na madrugada desta segunda-feira informando sobre a situação e que o policiamento no local foi reforçado. Ainda segundo funcionários, o diretor registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos (DRCE), em Vitória.

"O colégio Passionista foi notificado sobre a ameaça iminente que circulou em redes sociais, sobre um possível ataque.

Já buscamos esclarecimentos e foi uma notícia falsa, mas prontamente tomamos a precaução necessária, notificando a polícia para garantir a segurança de todos da escola.

Prontamente estão para garantir a segurança, a ordem e inclusive o direito de todos nossos alunos realizarem suas atividades diárias de estudo.

Amanhã (hoje), as provas estão canceladas, para não prejudicar nenhum aluno.

Sabemos o quanto de transtorno e que ficaram abalados, mas vamos nos unir e confiar que tudo ficará bem.

Que Deus nos abençoe e nos proteja."

POLICIAMENTO REFORÇADO

Segundo informações da equipe de reportagem da Rádio CBN Vitória (92,5 FM), a Polícia Militar esteve no local. Em nota, a PM afirma que na noite de ontem (31), o comando da 5ª Companhia do 7º Batalhão tomou conhecimento da publicação e desde de então iniciou ações preventivas na região. Já na manhã de hoje (1º), viaturas realizaram ponto base na porta da escola e durante todo o dia militares fizeram visitas tranquilizadoras. (Com informações de Caíque Verli)

Este vídeo pode te interessar

AS MENSAGENS QUE CIRCULAM EM REDES SOCIAIS (clique para ampliar)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais