> >
Jaburu: pela internet frequentadores chamam para próximo baile

Jaburu: pela internet frequentadores chamam para próximo baile

Mais cedo secretário municipal de de Segurança Urbana de Vitória, explicou que a festa não tinha autorização da prefeitura

Publicado em 8 de junho de 2019 às 23:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Mesmo após toda a reclamação de som alto que tirou o sono de moradores da Capital, na madrugada deste sábado (8), e do posicionamento de agentes públicos - Secretaria de Segurança do Estado, Polícia Militar e Prefeitura de Vitória - sobre a repressão aos bailes clandestinos, frequentadores do baile funk no Morro do Jaburu, em Vitória, chamam para o próximo evento. O convite foi postado, na tarde deste sábado, num perfil no Twitter identificado como um dos canais de divulgação do baile. 

"Queremos agradecer a geral que compareceu no nosso baile. A nossa comunidade vai estar sempre de braços abertos pra receber todos. Vocês fizeram historia na nossa humilde comunidade. Isso é Jaburu. SEMANA QUE VEM TEM MAIS", anuncia o perfil Baile do Jaburu (@bailedojaburu).

Jaburu: pela internet frequentadores chamam para próximo baile. (Reprodução Twitter )

Perfis de frequentadores também anunciam o próximo "Baile do Jaburu", mas não detalham data e nem local. Em outras publicações, divulgam ainda um outro evento: o "Baile do Trem Bala", que será realizado também neste sábado (8), no Bairro da Penha, em Vitória, com entrada gratuita e 11 atrações. Trem Bala é o nome da facção que é o braço armado do Primeiro Comando de Vitória (PCV) e usa o poder do fuzil para matar quem criar obstáculos a seus interesses. 

OSTENTAÇÃO DE ARMAS

Num outro perfil também nomeado Baile do Jaburu (@JABURU204), é possível ver vídeos do baile realizado no sábado. As imagens mostram a aglomeração na quadra do bairro Jaburu que, segundo os frequentadores ,deve ter reunido mais de 2 mil pessoas. Em registros enviados para o Gazeta Online , indivíduos ostentam armas de fogo no meio do público enquanto o MC convidado canta no palco.

 

Outro fato que que chama a atenção nas publicações são frases que indicam terem sido tiradas de músicas de funk que exaltam modelos de armas de fogo. "Ai nossos fuzil ta demais...", estava escrito num post compartilhado no Twitter pelo perfil Baile do Jaburu.  

SEM HORA PARA ACABAR

O Baile do Jaburu começou às 21h de sexta-feira (7). Moradores do bairro Bento Ferreira contaram que o som alto que vinha da festa atrapalhou o sono e seguiu até a manhã deste sábado.

Uma mulher gravou um vídeo mostrando a situação, por volta das 5h, e disse que a impressão era de que a música estava tocando dentro da casa dela. Em um ponto próximo a Avenida Vitória, ainda era possível ouvir o funk às 9h.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Mota, a festa não tinha autorização para acontecer e uma ação seria realizada no local, ainda no sábado (8), para tentar inibir esse tipo de evento. Segundo a TV Gazeta, uma viatura da Guarda Municipal seguiu até o local do baile por volta das 10h, mas a festa, segundo algumas postagens de frequentadores nas redes sociais, seguiu até 13h.

 

PREFEITURA

Na manhã deste sábado (8), Fronzio explicou que a festa não tinha autorização da prefeitura, mas destacou que não houve registro de reclamações pelo Disque-Silêncio. Ele disse, ainda, que a fiscalização a esse tipo de situação é feita de maneira conjunta com a Polícia Militar e exige planejamento prévio para garantir a segurança da equipe.

"Quando a gente sabe que vai ter um evento, nós programamos uma ação do Comitê de Manutenção da Ordem Pública. O comitê vai ao local com fiscais do Disque-Silêncio e com estrutura que permita segurança aos profissionais. Como, geralmente, são áreas que requerem mais cuidado, é um tipo de ação que exige planejamento”, explicou Fronzio.

Segundo ele, na noite desta sexta-feira (7), equipes estavam empenhadas em outras ações, como no fechamento de um bar irregular. Uma ação será feita no local onde aconteceu a festa neste sábado (8).

POLÍCIA MILITAR

A Polícia Militar informou que tem atuado constantemente na repressão a bailes clandestinos com ações planejadas com apoio da Polícia Civil e da Guarda Municipal.

De acordo com a PM, "o número de pessoas que geralmente participa desse tipo de festa, com o dificultador da localidade (área elevada, sem referência exata do local), exige planejamento prévio para que as ações possam ser executadas com efetividade".

A PM pede que os moradores denunciem os responsáveis pela organização desses bailes clandestinos para que as forças de segurança possam atuar. As imagens gravadas pelos moradores devem ser direcionadas à delegacia de Polícia Civil para que as providências de investigação possam ser adotadas.

Vale ressaltar ainda que a atribuição de evitar eventos clandestinos com sonorização acima do permitido é do poder municipal.

SESP

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) informou que esses tipos de bailes não são autorizados pelo poder público e são realizados de forma itinerante e clandestina, geralmente financiados pelo tráfico de drogas. Segundo o órgão, pessoas que frequentam esse tipo de local estão colocando a própria vida em risco.

Em relação aos vídeos enviados pela reportagem, a Secretaria informou que não tem como afirmar que realmente se trata do local citado sem a realização de uma investigação, mas ressaltou que a inteligência monitora todas as atividades criminosas naquela região e operações têm sido realizadas com objetivo de inibir a venda de drogas e prender suspeitos.

Este vídeo pode te interessar

As comunidades que tiverem informações de eventos irregulares programados devem manter contato com a fiscalização municipal, com a Polícia Civil, com o Ciodes (190) e com o Disque-Denúncia (181).

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais