> >
Mais de quatro mil armas de fogo serão destruídas no Espírito Santo

Mais de quatro mil armas de fogo serão destruídas no Espírito Santo

Os armamentos são então encaminhados ao Exército Brasileiro depois de encerrada a investigação e quando as armas não possuem mais importância para esclarecimento jurídico

Publicado em 26 de junho de 2019 às 21:04

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Os armamentos consistem em revólveres, pistolas, submetralhadoras, espingardas, rifles e armas caseiras, os quais fizeram parte de inquéritos arquivados e já não mais interessam ao andamento do processo judicial. (Gazeta Online | Arquivo)

Mais de 4,2 mil armas de fogo utilizadas em crimes serão destruídas nesta quinta-feira (27) na sede do 38º Batalhão de Infantaria, na Prainha, em Vila Velha. O evento organizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), em parceria com o Exército, será realizado às 8 horas e contará com a presença de diversas autoridades do ramo da Segurança Pública.

Os armamentos consistem em revólveres, pistolas, submetralhadoras, espingardas, rifles e armas caseiras, os quais fizeram parte de inquéritos arquivados e já não mais interessam ao andamento do processo judicial. As armas foram recebidas do Poder Judiciário, da Superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal e das Delegacias de Polícia Civil.

De acordo com a Sesp, essa é a última fase do procedimento que teve início com a apreensão das armas pelos órgãos de segurança. Os armamentos são então encaminhados ao Exército Brasileiro depois de encerrada a investigação e quando as armas não possuem mais importância para esclarecimento jurídico.

Toda a atividade de recebimento e destruição das armas encontra amparo legal no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826, de 22 de dezembro de 2003), que trata do registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, além de estabelecer outras providências e na Resolução 134 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que versa sobre as armas de fogo e munições apreendidas nos autos submetidos ao Poder Judiciário.

ESTADO PRESENTE

O evento representa um dos preceitos do programa Estado Presente, que é a retirada de armas de fogo ilegais, e utilizadas para finalidades de crimes, de circulação. Somente neste ano, de janeiro a maio, 1.286 armamentos foram apreendidos pelas forças de segurança no Espírito Santo. Uma média de mais de oito armamentos por dia foram então retirados de circulação. Destaca-se que quase 80% dos homicídios no Estado são cometidos com armas de fogo.

Dados das apreensões deste ano no Estado:

- Somente no mês de maio foram apreendidas 309 armas de fogo (mês com maior número registrado);

- 49% das apreensões ocorreram na Região Metropolitana da Grande Vitória;

- O tipo de arma mais apreendido são os revólveres (42%), seguidos de Pistolas (23%) e Espingardas (16%);

- Merece atenção as apreensões de simulacros e armas de fabricação caseira. Os simulacros representam 13% das apreensões e as armas caseiras 11%;

Este vídeo pode te interessar

- Em 2019 a maior quantidade de apreensões ocorreu no município de Cariacica (14%), seguido do município de Serra (12%) e Vila Velha (8%);

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais