> >
Polícia é hostilizada em baile clandestino e revida com disparos

Polícia é hostilizada em baile clandestino e revida com disparos

Força tarefa de repressão aos bailes "Mandela" teve confronto entre policiais e participantes de festa clandestina em Jaburuna, Vila Velha

Publicado em 9 de junho de 2019 às 13:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Força Tarefa de repressão aos bailes clandestinos . ( Divulgação | Polícia Militar)

Policiais militares foram hostilizados por frequentadores de um baile funk clandestino, conhecido como "Mandela", na madrugada deste domingo (9). Ao chegar no local, em uma rua na parte baixa do bairro Jaburuna, em Vila Velha, os militares foram recebidos com xingamentos e os participantes lançaram garrafas de bebidas na direção deles. 

De acordo com o Secretário de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha, Coronel Oberacy Emmerich, o baile acontecia dentro de um clube e os organizadores teriam instigado as pessoas que frequentavam o local a reagir contra a polícia e a Guarda Municipal. Havia aproximadamente 200 pessoas no local. 

"As equipes chegaram para impedir que o baile acontecesse. Pediram que acendessem a luz do local e imediatamente, instigadas pelos organizadores da festa, as pessoas reagiram à presença da polícia", declarou.  

Segundo a PM, foi preciso disparar tiros de arma de fogo e usar bombas de efeito moral e gás para dispersar a multidão. Apenas um aparelho de som foi apreendido e ninguém ficou ferido. 

O secretário frisou que o monitoramento tem sido constante para que este tipo de baile não aconteça.

"Nós não vamos deixar este tipo de festa acontecer. A gente não é contra as pessoas se divertirem, mas não vamos permitir que ocorram festas onde as pessoas tem ostentado armas, usado drogas e permitido a presença de menores", disse.

Equipes de fiscalização da Prefeitura de Vila Velha com o apoio da Policia Militar e da Guarda Municipal realizaram a desmobilização de outras duas festas clandestinas na madrugada deste domingo (9). A operação resultou na apreensão de uma pistola falsa (simulacro), em Vale Encantado e também na notificação de um estabelecimento em Dom João Batista.

A pistola falsa (simulacro) foi encontrada em uma festa clandestina que estava acontecendo em um cerimonial no bairro Vale Encantado. No local, os militares e agentes da Guarda Municipal realizaram abordagens em mais cerca de 150 pessoas. Ao final, o evento foi encerrado.

Esclarecimento: bar onde houve apenas notificação por som alto. Anteriormente, a foto havia sido relacionada à confusão em Jaburuna. (Divulgação | Polícia Militar)

No bairro Dom João Batista um estabelecimento foi notificado pelos fiscais de Meio Ambiente para manter os níveis de som dentro dos limites dos 50 decibéis estabelecidos pela norma 10.151/2000, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Também foram orientados a buscar a regularização caso queiram trabalhar com som.

Durante a operação preventiva para inibir festas clandestinas no município, as equipes percorreram pelo menos 10 bairros, como o Cobi de Baixo, Primeiro de Maio, Sagrada Família, Dom João Batista, Jaburuna, Vale Encantado, Ataíde, Araçás, Ilha das Flores e Soteco.

“Temos alcançado êxito no ordenamento do município com as operações de fiscalização integrada para inibir festas clandestinas na cidade”, avaliou o secretário de Defesa Social e Trânsito, cel. Oberacy Emmerich. E continuou: “Quem ganha com isso é a população que fica incomodada com o som alto, sem contar nos efeitos da violência que são maiores ainda”, explicou.

Durante a madrugada deste sábado (8), indivíduos haviam ostentado arma de fogo em um baile no Morro do Jaburu, em Vitória. Nas imagens publicadas pelo Gazeta Online, é possível ver o MC cantando no palco quando, pelo menos, duas pessoas levantam os braços e exibem armas em meio ao público, que não se intimida com a cena.

NÚMEROS DA OPERAÇÃO POLICIAL

Soteco: nada constatado

Cobi de Baixo : nada constatado

"Ferrinho", Ilha das Flores: nada constatado

Sagrada Família: nada constatado

Primeiro de Maio: nada constatado

Dom João Batista: bar notificado pela PM

Vale encantado: fechado o Mandela no Cerimonial La Bella, apreensão de um simulacro

Jaburuna: estava ocorrendo o baile, foi visualizado indivíduos armados, foi necessário utilizar disparos de arma de fogo. A população hostilizou os militares e foi necessário o uso da força. 

Ataíde (Crechinha): nada constatado

Araças: nada constatado

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais