> >
Sete em cada 10 homicídios são resolvidos no Espírito Santo

Sete em cada 10 homicídios são resolvidos no Espírito Santo

Segundo chefe da Polícia Civil, o índice de resolução desses crimes no ES é dos maiores do Brasil

Publicado em 9 de junho de 2019 às 22:14

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Perícia em local de homicídio em Cariacica: 23 jovens de até 20 anos foram assassinados nos quatro primeiros meses deste ano. . (Gazeta Online)

Dados da Polícia Civil apontam que o índice de elucidação de assassinatos no Estado atingiu a variável de 60% a 78% nos últimos anos. Até novembro do ano passado, o Departamento de Homicídios de Proteção à Pessoa resolveu 78% dos casos de assassinatos investigados, e de 2014 a 2017, o índice de resolutividade foi de 60%.

O chefe da Polícia Civil, delegado José Darcy Arruda, informou que foi montada uma força-tarefa nos municípios de Serra, Cariacica e Vila Velha com a intenção de reforçar as equipes que apuram as ocorrências de homicídios. Segundo ele, o trabalho desenvolvido pelas forças de segurança do Estado está contribuindo para a redução das mortes violentas nos municípios capixabas.

“É muito difícil dizer porque que a gente não conseguiu elucidar esses crimes citados na reportagem. Obviamente, nós queremos solucionar todos. O índice de elucidação de crimes de homicídios do Estado é um dos maiores do Brasil, fica em torno de 50% a 70% de elucidação. Geralmente, o homicídio, nessas especificidades de dificuldade de elucidação, costuma ser solucionado em, no máximo, dois anos”, destaca.

Questionado sobre a angústia das famílias que aguardam por uma resposta da forças de segurança, o delegado disse que entende o drama dos parentes e amigos e reforçou que as equipes seguem trabalhando.

“A família quer uma resposta, mas nós não podemos criar uma resposta para a família, nós temos uma responsabilidade muito grande com a verdade. Que demore um pouco, mas a verdade vem e os crimes são elucidados”, afirmou Arruda.

O chefe da Polícia Civil ressalta que, além das provas testemunhais, periciais e obtidas através de meios legais, a população pode auxiliar nas investigações policiais através do Disque-Denúncia 181.

No ano passado, a ferramenta registrou 40.430 denúncias. Neste ano, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), já ocorreram 20.753 denúncias de crimes diversos.

Este vídeo pode te interessar

“A população tem uma participação muito importante nesse processo. Se tiver conhecimento de quem é o autor, de alguém que saiba do crime, pode fazer contato através do telefone do Disque-Denúncia 181, a identidade será preservada e ela nos subsidiará com informações extremamente importantes. Já investigamos diversos crimes a partir de denúncias anônimas”, afirma Arruda.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais