> >
Racha na Terceira Ponte: laudo aponta que piloto de moto usou maconha

Racha na Terceira Ponte: laudo aponta que piloto de moto usou maconha

Kelvin Gonçalves e a namorada Brunielli Oliveira morreram após serem atingidos por um carro na Terceira Ponte. Dois motoristas foram indiciados por racha e pela morte do casal

Publicado em 30 de agosto de 2019 às 20:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Acidente entre carros e moto mata duas pessoas na Terceira Ponte. (Reprodução)

O laudo cadavérico do motoboy Kelvin Gonçalves dos Santos, 23, e da namorada dele, Brunielli Oliveira, 17, revelou que o casal havia usado maconha. A substância foi encontrada no sangue e na urina das vítimas por meio de um exame toxicológico realizado pela Polícia Civil

Kelvin e Brunielli estavam em uma moto quando foram atingidos por um carro que, segundo a polícia, disputava um racha na Terceira Ponte, em maio deste ano. O laudo da perícia realizado no Audi — veículo que atingiu a moto —  apontou que o excesso de velocidade do motorista do carro foi determinante para a morte do casal.

Racha na Terceira Ponte - laudo aponta que piloto de moto usou maconha

A polícia afirma que o racha era disputado pelo advogado Ivomar Rodrigues Gomesm, que dirigia o Audi, com o universitário Oswaldo Venturini Neto, que conduzia um Ethios.  De acordo com a perícia, os dois motoristas estavam a 150 km/h na ponte e tinham ingerido bebidas alcoólicas. Eles estão presos. 

O exame de toxicologia foi feito em Kelvin e Brunielli logo após as mortes. Apesar do laudo apontar a presença de THC, um dos componentes da maconha, não é possível dizer quando a substância foi usada pelo casal e em qual quantidade. No caso de Brunielli também foi constatado que ela ingeriu álcool, cerca 8,1 dg/L. 

Para o advogado que representa a família do casal que morreu, Siderson Vitorino, não há relevância do exame toxicológico no processo, já que Kelvin e Brunielli foram vítimas de um acidente provocado por uma série de infrações e crimes. 

"Eu ainda não vi o laudo, mas isso não interfere em absolutamente nada na causa do acidente. A morte deles foi causada pela negligência de dois motoristas, que estavam alcoolizados e disputando um racha no meio da Terceira Ponte. Eles assumiram o risco de matar alguém. Aqui, pouco importa se eles tinham feito uso de maconha ou não", destacou. 

Kelvin Gonçalves dos Santos, 23 anos, e Brunielly Oliveira, 17, morreram na madrugada desta quarta-feira. (Reprodução/Facebook)

O laudo foi entregue pela Polícia Civil a 1ª Vara Criminal de Vitória no dia 20 de agosto. De acordo com a PC, é procedimento padrão a requisição de laudos periciais de pessoas que tenham sofrido óbito violento.

Ainda não se sabe se o resultado do exame vai ser descartado durante o processo. Isso porque, no dia 19 de agosto, o juiz negou um pedido da defesa de Ivomar para confeccionar um exame toxicológico das vítimas. Contudo, não houve manifestação a respeito do laudo entregue pela Polícia Civil.

"Indefiro o pedido de confecção de laudo toxicológico das vítimas, de requisição de mapa geodésico do local dos fatos e de requisição da planta baixa da ponte (fl. 719), uma vez que os requerimentos de produção de tais provas não foram devidamente justificados, não vislumbrando neste momento a sua pertinência para elucidação dos fatos", diz o juiz Felipe Bertrand Sardenberg, em decisão. 

O QUE DIZ A DEFESA 

O estudante de Engenharia Oswaldo Venturini Neto (à esquerda) e o advogado Ivomar Rodrigues Gomes Júnior estão presos preventivamente. (G1)

Para o advogado de defesa de Ivomar, José Augusto Trivelin, a presença da droga no sangue das vítimas mostra que a culpa do acidente foi compartilhada. 

"O laudo demonstra que Kelvin estava dirigindo sob influência de droga, o que gera culpa também para ele. Se você ver o vídeo, vai perceber que o motorista tenta desviar o carro, mas que o Kelvin joga a moto para o mesmo lado", disse.  

Já o advogado que representa Oswaldo, Ludgero Liberato, disse que só vai se manifestar sobre o laudo após ter acesso ao documento.

"É comum que fatos novos surjam durante o processo e isso demonstra que não há necessidade de manter os suspeitos presos enquanto todos os fatos não forem esclarecidos", disse. 

EFEITOS DA MACONHA

Segundo o perito criminal e pesquisador do Departamento de Medicina Legal da Universidade de São Paulo (USP), Júlio de Carvalho Ponce, não é possível determinar, por meio de exames, em que momento a maconha foi usada pelas vítimas.

"Se a pessoa fuma um ou dois cigarros, a droga consegue ser detectada no sangue até 4 horas após o uso. No caso da urina, até 8 dias depois. Agora se é um uso maior, de 5 cigarros por exemplo, a substância fica na corrente sanguínea por 24 horas. E enquanto ela está no sangue, a pessoa está sob efeito da droga, porque está sendo transmitida ao cérebro", explicou.

Os efeitos, contudo, variam de acordo com a quantidade e frequência com que a droga é utilizada. Geralmente, no caso de motoristas, a maconha causa certa lentidão.

"O efeito de um cigarro de maconha é similar ao de duas latas de cerveja. No trânsito, isso vai trazer uma diminuição na capacidade cognitiva. A diferença é que o álcool traz uma certa euforia, já a maconha torna a pessoa mais lenta", finalizou. 

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais