> >
Bandidos fazem ameaça em pichação de muro em bairro da Serra

Bandidos fazem ameaça em pichação de muro em bairro da Serra

Para intimidar, a frase alerta que, se morador for roubado, autor vai morrer. A frase intimidadora foi pintada em Campinho da Serra II

Publicado em 19 de setembro de 2019 às 06:35

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Em Campinho da Serra II, pichação em muro revela ameaça e assusta moradores. (Ricardo Medeiros)

A ousadia de criminosos persiste e, mais uma vez, uma pichação com ameaça estampa muro de bairro na Serra. Agora, a frase intimidadora foi pintada em Campinho da Serra II, e alerta que ladrão, por ali, morre. Apesar de sugerir uma eventual proteção a quem é da comunidade, a população tem medo dos que estão por trás da coação.

Com alguns erros de português, a pichação adverte que, 'se roubar morador, vai morrer!'. Uma moradora, que prefere não se identificar, diz que há uma sentimento de indignação das pessoas ao ver a pichação que, segundo ela, já está há muitos meses registrada no muro do bairro. Em outro ponto da mesma região, o proprietário do terreno cobriu a frase com uma demão de tinta, mas em um trecho a ameaça continuou. 

Ela disse também que algumas pessoas até cogitaram acionar a empresa que presta serviço para a prefeitura pintando meios-fios, para cobrir a pichação, mas desistiram. "Quem iria querer chamar? A gente sabe que muitos por aí morrem pela boca", observa a moradora, numa referência a vítimas de homicídio que fizeram denúncias. 

O capitão Wellington Sotele Costa, comandante da 4ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento da região, se surpreendeu com a informação sobre a ameaça pichada no muro. Ele disse que nesta quarta-feira (18) esteve pessoalmente no bairro, para acompanhar uma atividade teatral em escola municipal, e que não foi abordado por nenhum morador com queixas sobre a situação.

Sotele ressalta que a companhia tem feito um trabalho sistemático nos cerca de 30 bairros sob o seu comando, realizando ações preventivas em escolas e unidades de saúde, numa tentativa de aproximação com a comunidade e, ao mesmo tempo, mostrando que a Polícia Militar está presente nas ruas. 

"E, nessa atuação, não temos recebido qualquer informação de problemas fora do normal naquela região", assegura. O capitão afirma que os indicadores de homicídio têm reduzido, bem como os de crimes contra o patrimônio. O que mais incomoda a população no momento, segundo Sotele, é furto e roubo de celular. 

"E não é raro que o infrator seja o mesmo que a gente já prendeu várias vezes, mas porque, em tese, é um crime de menor potencial, não fica preso. Vai para audiência de custódia e, em menos de 24 horas, está nas ruas novamente. Ele é solto e continua cometendo o crime. Mas isso ultrapassa os limites da nossa atuação; é a legislação e não nos cabe decidir quem vai ficar preso ou solto", observa o capitão. 

Sotele diz que vai fazer contato com a Prefeitura da Serra para que, ainda nesta quinta-feira (19), a pichação seja coberta em Campinho da Serra. 

Este vídeo pode te interessar

Por nota, diante da informação da ameaça, o município disse apenas que a Secretaria de Defesa Social (Sedes) desenvolve um planejamento com ações integradas em conjunto com órgãos de segurança pública. "As ações contemplam todos os bairros do município, incluindo Campinho da Serra."

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais