> >
Militantes do PT viajarão mais de 30 horas para julgamento de Lula

Militantes do PT viajarão mais de 30 horas para julgamento de Lula

Ônibus com 45 pessoas saiu na tarde desta segunda-feira (22) da Praça dos Namorados, em Vitória, com destino a Porto Alegre

Publicado em 23 de janeiro de 2018 às 00:08

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Petistas e representantes de movimentos sociais se reuniram nesta segunda-feira (22), na Praça dos Namorados, na Praia do Canto, em Vitória. (Divulgação | Claudio Vereza)

Um ônibus com 45 pessoas ligadas ao Partido dos Trabalhadores (PT) saiu no final da tarde desta segunda-feira (22), da Praça dos Namorados, em Vitória, com destino a Porto Alegre, onde os passageiros acompanharão, na quarta-feira (24), o julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Como saíram por volta das 18 horas da Capital capixaba, é possível que cheguem, segundo os organizadores, às 4 da manhã da quarta-feira, levando em conta as cerca de 26 horas de viagem, somadas a outras oito horas gastas com paradas. 

"Estão indo neste ônibus sindicalistas, militantes de movimentos sociais e bastante jovens. Para a executiva do partido o foco é realizar os atos aqui na Capital", explica o ex-deputado Claudio Vereza (PT).

O petista se refere ao fato do partido, em nível nacional, ter orientado as executivas estaduais a promoverem seus próprios atos locais e deixarem apenas para os estados do sul a obrigação de fazerem coro em Porto Alegre. 

Na véspera do julgamento, nesta terça-feira (23), a juventude do PT, Levante Popular da Juventude (LPJ) e União da Juventude Socialista (UJS) realizarão uma "intervenção cultural" contrária a condenação do ex-presidente, às 19 horas, na Praça Ubaldo Ramalhete, na Rua Sete, Centro de Vitória. Estão previstas apresentações de MCs, freestyle, rimas, poemas, grafitagem em painel e panfletagem. 

Já para quarta-feira, o PT, junto à Frente Brasil Popular, sindicatos e movimentos sociais, prometem começar uma vigília a partir das 8 horas, na Praça Costa Pereira, no Centro da Capital, meia hora antes do início do julgamento. Em um telão, os militantes prometem acompanhar o julgamento do ex-presidente, cuja previsão de término é para as 15 horas.  Conforme o resultado, os organizadores não descartam realizar uma caminhada pela cidade.

PRÓ-CONDENAÇÃO

Os movimentos favoráveis à condenação de Lula também já vão realizar atos nesta terça-feira. O movimento Vem Pra Rua junto aos grupos Ativação, Vitória da Ética e Democracia Capixaba realizarão ato a partir das 18 horas, em frente da Justiça Federal, na Beira-Mar, em Vitória. Durante duas horas os organizadores pretendem se manifestar contra o ex-presidente, através de um trio elétrico, bandeiras e faixas. 

Já o Movimento Brasil Livre (MBL) preferiu outro ponto da cidade para se manifestar. A partir das 19 horas,  em frente ao quiosque 4, na Praia de Camburi, os líderes do grupo pretendem inflar o boneco Pixuleco, abrir faixa em defesa do juiz Sérgio Moro e escrever com velas no chão a frase "Lula na cadeia".

Este vídeo pode te interessar

O ato tem previsão de durar uma hora e meia, após isso os integrantes do MBL deverão sair em carreata por Camburi, Praia do Canto e Praça do Papa. Caso Lula seja condenado, o movimento pretende realizar ainda um "CarnaLula", na quarta-feira, para comemorar. Uma vaquinha será proposta durante o ato desta terça  para o aluguel de um trio elétrico.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais