> >
MPES elege lista tríplice que disputará a chefia do órgão

MPES elege lista tríplice que disputará a chefia do órgão

O resultado foi um empate técnico entre dois dos três eleitos: o subprocurador-geral de Justiça, Eder Pontes e o 13º promotor de Justiça Criminal de Vila Velha, Marcello Souza Queiroz

Publicado em 23 de março de 2018 às 21:32

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Procurador Eder Pontes e promotor Marcello Queiroz após votação para a lista tríplice por meio da qual será escolhido o novo procurador-geral de Justiça. (MPES | Divulgação)

Encerrada às 17 horas desta sexta-feira (23), a eleição para a composição da lista tríplice - a partir da qual será eleito o novo procurador-geral do Ministério Público Estadual (MPES) - resultou em uma disputa acirrada entre dois candidatos de oposição: de um lado, o subprocurador-geral de Justiça, Eder Pontes, que foi eleito em primeiro lugar com 167 votos, e do outro, o 13º promotor de Justiça Criminal de Vila Velha, Marcello Souza Queiroz, que obteve 166 votos. A terceira posição é ocupada pela 14ª promotora de Justiça Cível de Vila Velha, Nicia Regina Sampaio, com 104 votos.

A lista tríplice será encaminhada pela atual procuradora-geral de Justiça, Elda Márcia Moraes Spedo, ao governador Paulo Hartung em até 72 horas. A partir da data do recebimento, o chefe do poder Executivo estadual terá 15 dias para escolher qual dos três nomes ocupará o posto no biênio 2018/2020.

Também participaram da eleição a promotora de Justiça da Mulher, Sueli Lima e Silva (68 votos), o chefe da Procuradoria de Justiça Recursal e ouvidor do MPES, Alexandre José Guimarães (45 votos) e a 2ª promotora de Justiça da Infância e Juventude de Vitória Márgia Chianca Mauro (21 votos).

ADVERSÁRIOS

Velho conhecido dos membros do MPES, Eder Pontes já chefiou a instituição de 2012 à 2016. Na última eleição, sem poder concorrer a um

terceiro mandato sucessivo (hipótese vedada pela Lei Orgânica do MP), ele lançou e foi o principal apoiador da candidatura de sua aliada, Elda Spedo. Sua sucessora venceu a disputa com 175 do total de 299 votos que foram dados.

Este vídeo pode te interessar

Enquanto isso, o segundo colocado, Marcello Queiroz, angariou, na época, 103 votos. Mas, agora, ele conseguiu reduzir significativamente a distância em relação a seu opositor, sustentando um discurso de renovação para o MPES. Queiroz presidiu a Associação Espírito-Santense do Ministério Público por dois mandatos, de 2011 a 2015. Ele e Eder Pontes já foram aliados, mas romperam a ligação e se distanciaram, sobretudo a partir de 2016.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais