> >
Professor analisa as polêmicas dos comentários da internet

Professor analisa as polêmicas dos comentários da internet

Opiniões emitidas nas postagens das redes sociais viraram arena de disseminação de ódio, defesa de ideias e distorção de fatos

Publicado em 19 de março de 2018 às 20:34

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O sociólogo Vitor Amorim de Angelo comentou sobre as polêmicas dos comentários da internet . (Reprodução | Gazeta Online)

O teor dos comentários em publicações do Facebook diz algo sobre o perfil de quem consome informações na internet. O espaço virou arena para disseminação de ódio, de distorção de fatos e, claro, de militância política.

Mas é possível extrair algo útil das caixas de comentários repletas de "haters"? Nós tentamos.

Selecionamos manifestações em notícias e reportagens publicadas no Facebook do Gazeta Online. Depois, convidamos o sociólogo e professor da UVV Vitor Amorim de Angelo para comentá-las e tentar decifrar o que pode explicar cada um dos comentários.

Pedimos e De Angelo fez uma previsão sobre quais serão os comentários sobre os comentários dele. "Gostaria que achassem que a explicação foi boa e que todo mundo entendeu tudo", brincou.

Mas ele sabe que não será assim. "As pessoas sempre acham que a escolha é muito deliberada, no sentido de apontar para um lado, construir uma narrativa X ou Y, para favorecer esse ou aquele político ou grupo. Não me parece. Tem aqui um conteúdo bastante plural", disse.

CONFIRA O VÍDEO

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais