> >
Com fim do julgamento de Lula, Palocci insiste para STF julgar seu HC

Com fim do julgamento de Lula, Palocci insiste para STF julgar seu HC

Ex-ministro está preso há um ano e meio e reclamou de furo na fila

Publicado em 5 de abril de 2018 às 18:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Palocci e Lula. (Arquivo)

Terminado o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Supremo Tribunal Federal (STF), a defesa do ex-ministro Antonio Palocci voltou a insistir para que a corte também analise seu caso. Preso preventivamente há um ano e meio, ele já protestou contra o fato de o habeas corpus de Lula ter “furado a fila” no STF.

Em despacho no mês passado, o ministro Edson Fachin, que relata os dois habeas corpus no STF, decidiu que esperaria a conclusão do julgamento do pedido de Lula para analisar a solicitação da defesa de Palocci.

"Pois bem, como é do conhecimento desta nobre relatoria, este Supremo Tribunal Federal encerrou aquele julgamento (Lula) na madrugada do dia de hoje (05.04.2018). De tal sorte, findo o julgamento do habeas corpus nº 152.752 (Lula), e sacramentada definitivamente pelo plenário a admissibilidade da impetração de habeas corpus substitutivo de recurso ordinário, reitera-se o pedido para que o presente seja julgado na 2ª Turma, na sessão do dia 10.04.2018", escreveram os advogados Alessandro Silverio, Bruno Augusto Gonçalves Vianna e Sylvio Lourenço da Silveira Filho, que defendem Palocci.

Alvo da Lava-Jato, o ex-ministro está preso em Curitiba desde setembro de 2016. O habeas corpus dele até poderia ter sido julgado antes pelo plenário do STF, mas, em novembro do ano passado, a própria defesa pediu a retirada do caso até a volta do ministro Ricardo Lewandowski, que estava de licença médica. Lewandowski já voltou e os advogados de Palocci fizeram em 2018 vários pedidos para que o habeas corpus seja julgado logo, o que ainda não ocorreu.

Este vídeo pode te interessar

Na madrugada desta quinta-feira (5), o STF terminou o julgamento do habeas corpus de Lula. Por seis votos a cinco, foi negado o pedido da defesa. Com isso, o ex-presidente, condenado a 12 anos e um mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no caso do triplex do Guarujá (SP), está mais perto de ser preso.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais