> >
PT critica decisão do STF, mas vê risco de prisão iminente de Lula

PT critica decisão do STF, mas vê risco de prisão iminente de Lula

Partido diz que "a Constituição foi rasgada" e que votação significou "mais uma violência contra o maior líder popular do país"

Publicado em 5 de abril de 2018 às 12:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Os principais dirigentes do PT desembarcaram na manhã desta quinta-feira (05) em São Paulo para uma reunião de emergência no Instituto Lula. As lideranças foram alertadas por criminalistas de que a detenção do ex-presidente pode ocorrer até mesmo nas próximas horas e que era necessária uma mobilização imediata. As informações são da colunista Mônica Bergamo, do jornal "Folha de S.Paulo".

O ex-presidente Lula. (Instituto Lula | Divulgação)

Mais cedo, o PT divulgou uma nota classificando esta quarta-feira (04) como um "dia trágico para a democracia e para o Brasil", depois do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), cuja maioria negou o habeas corpus ao ex-presidente Lula. Por 6 a 5, os ministros da Corte não acolheram o pedido da defesa do petista, que tentava postergar o início do cumprimento da pena do político até o esgotamento dos recursos na Justiça.

O PT acusou a presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, de estabelecer um "procedimento de exceção" por votar o habeas corpus de Lula sem ter levado ao plenário a avaliação da prisão em segunda instância.

"Ao pautar o julgamento do habeas corpus de Lula, antes de apreciar as ações que restabelecem a presunção da inocência como regra geral, a presidenta do STF determinou mais um procedimento de exceção", diz a nota.

CONDENAÇÃO

O ex-presidente foi condenado no caso do triplex do Guarujá (SP) pelo juiz Sergio Moro, responsável pelos processos em primeira instância da Lava Jato em Curitiba, e teve a pena aumentada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). O PT alega que "a Constituição foi rasgada por quem deveria defendê-la". O resultado, para a sigla, significou "mais uma violência contra o maior líder popular do país".

"Lula é inocente e isso será proclamado num julgamento justo. O povo brasileiro tem o direito de votar em Lula, o candidato da esperança. O PT defenderá esta candidatura nas ruas e em todas as instâncias, até as últimas consequências", ressalta o partido, segundo o qual "a Justiça ainda vai prevalecer".

A agremiação frisou que o direito fundamental à presunção de inocência "não valeu para Lula" e defendeu que "não há justiça" na deliberação do STF - mas sim, uma "combinação de interesses políticos e econômicos. O partido reiterou a crítica à condenação do ex-presidente: ressaltou que não há provas de ilegalidades e que os juízes foram parciais.

"A Nação e a comunidade internacional sabem que Lula foi condenado sem provas, num processo ilegal em que juízes notoriamente parciais não conseguiram sequer caracterizar a ocorrência de um crime", diz o PT, que ainda criticou a Rede Globo por "orquestrar pressão" contra o petista.

LEIA A NOTA DO PT NA ÍNTEGRA

"Hoje é um dia trágico para a democracia e para o Brasil.

Nossa Constituição foi rasgada por quem deveria defendê-la e a maioria do Supremo Tribunal Federal sancionou mais uma violência contra o maior líder popular do país, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao negar a Lula um direito que é de todo cidadão, o de defender-se em liberdade até a última instância, a maioria do STF ajoelhou-se ante a pressão escandalosamente orquestrada pela Rede Globo.

E ao pautar o julgamento do habeas corpus de Lula, antes de apreciar as ações que restabelecem a presunção da inocência como regra geral, a presidenta do STF determinou mais um procedimento de exceção.

Esse direito fundamental, que fatalmente voltará a valer para todos, não valeu hoje para Lula.

Não há justiça nesta decisão. Há uma combinação de interesses políticos e econômicos, contra o país e sua soberania, contra o processo democrático, contra o povo brasileiro.

A Nação e a comunidade internacional sabem que Lula foi condenado sem provas, num processo ilegal em que juízes notoriamente parciais não conseguiram sequer caracterizar a ocorrência de um crime.

Lula é inocente e isso será proclamado num julgamento justo.

O povo brasileiro tem o direito de votar em Lula, o candidato da esperança. O PT defenderá esta candidatura nas ruas e em todas as instâncias, até as últimas consequências.

Quem tem a força do povo, quem tem a verdade ao seu lado, sabe que a Justiça ainda vai prevalecer."

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais