> >
Disputa por vaga de conselheiro do TCES terá cinco candidatos

Disputa por vaga de conselheiro do TCES terá cinco candidatos

Favorito ao cargo, o deputado Rodrigo Coelho foi o primeiro a protocolar a inscrição

Publicado em 27 de julho de 2018 às 02:12

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Rodrigo Coelho é o líder do governo na Assembleia. (Tati Beling/Ales)

O deputado estadual Rodrigo Coelho (PDT), líder do governo na Assembleia Legislativa, inscreveu-se na tarde desta quinta-feira (26) para concorrer à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCES). O prazo para protocolar as inscrições termina nesta sexta-feira (27).

A cadeira em disputa é a que era do ex-conselheiro José Antônio Pimentel, que aposentou-se no início do mês. Ele estava afastado pela Justiça.

Pelo menos mais quatro inscrições são esperadas. Uma é a do deputado Dary Pagung (PRP). "Estou preparado e tenho experiência. Tenho muito a contribuir", afirmou o parlamentar.

Os outros três são auditores do TCES. Foram escolhidos em um movimento que pretende acabar com as indicações de deputados para as vagas cujo preenchimento cabe à Assembleia e colocar técnicos na função de conselheiro.

Os auditores são Alexsander Binda Alves, formado em Contabilidade e Administração; Odilson Barbosa Souza Jr., formado em Direito e Administração; Holdar de Barros Figueira Netto, formado em Engenheiro Civil. Terão as inscrições protocoladas na tarde desta sexta.

Chegou-se a cogitar que o deputado Marcelo Santos (PDT) entraria na disputa, mas a assessoria dele nega o interesse do parlamentar.

FAVORITO

Há uma robusta articulação para que a vaga fique com Rodrigo Coelho. Dos 30, 23 deputados assinaram uma lista em apoio à escolha dele.

Tradicionalmente, a Assembleia escolhe um deputado, embora a legislação não exija a transformação de um parlamentar em conselheiro.

Aspas de citação

Não se pode ficar indiferente ao fato de que 23 colegas te indicarem para essa função. Ao longo da minha vida, acumulei informações e conhecimento que me fazem acreditar que posso contribuir, apontar, a partir do TCES, para aprimorar políticas públicas

Rodrigo Coelho (PDT) - Deputado e candidato à vaga de conselheiro do TCES
Aspas de citação

Sobre a movimentação dos técnicos, Coelho diz que a pluralidade é importante para os julgamentos no tribunal.

"Representar a sociedade capixaba não pode ser um demérito. Preencho os requisitos constitucionais. Outro ponto: o TCES tem uma composição plural, com técnicos, indicados pelo governo e indicados por outro Poder. Um pleno, se ele for todo igual, perde o caráter que precisa ter. Se colocarmos todos iguais, o julgamento pode não ser justo. Temos que ter cuidado com toda a radicalização", afirmou.

Este vídeo pode te interessar

A escolha do novo conselheiro é prevista para o início de agosto.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais