> >
Site reúne candidatos com propostas sobre descriminalização das drogas

Site reúne candidatos com propostas sobre descriminalização das drogas

Ao menos 60 pré-candidatos a cargos legislativos nas eleições 2018 reúnem projetos sobre o tema em site da Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD)

Publicado em 31 de julho de 2018 às 11:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Maconha. (Pixabay)

Ao menos 60 pré-candidatos a cargos legislativos nas eleições 2018 têm propostas para alterar a atual política de drogas, amparada pela lei 11.343, de 2006. É o que mostra levantamento feito pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas (PBPD). A organização lança nesta terça-feira, 31, um site que reúne as ideias dos postulantes, mapeados por Estados e conta atualmente com oito partidos, entre eles PSOL, PT, PSDB, PDT e Novo.

A ideia é que candidatos aos governos estaduais, ao legislativo federal e estadual e à presidência da República cadastrem suas propostas por meio de um formulário online que ficará público para os internautas. O site inclui as ideias dos pré-candidatos em relação ao uso terapêutico da maconha, descriminalização do uso de drogas e a legalização da cannabis – princípio ativo da maconha.

A PBPD é uma rede de organizações, como Ongs, e especialistas que foi criada em 2015.

Para o coordenador de relações institucionais da PBPD, Gabriel Elias, essa deve ser a primeira eleição em que o tema será debatido de uma forma concreta, afastado da polarização entre direita e esquerda. "Antes havia um não debate, em que, quem era a favor de mudança não chegava a se pronunciar", disse.

No site da PBPD, entre os candidatos que já se manifestaram, há até agora apenas uma tucana, a psicóloga e vereadora em São Paulo Patrícia Bezerra que deve concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo. "É uma questão controversa. É um tema que está sendo discutido, inclusive agora na campanha o pré-candidato Geraldo Alckmin", diz Patrícia. Para ela, é necessário promover o debate e incentivar a divulgação de informações corretas sobre o assunto.

O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) também está no site. Recentemente, ele apresentou à Câmara Federal projeto sobre fiscalização e a regulamentação da produção e uso da cannabis. Segundo a justificativa do projeto, um dos objetivos é proteger pacientes com condições médicas debilitantes, "bem como seus médicos e fornecedores, e ainda aqueles que fazem uso pessoal, de prisão, persecução penal e outras sanções".

Pré-candidato a deputado estadual no Paraná pelo PPS, o advogado Diogo Busse também expôs sua visão no site. Ele defende a legalização das drogas, seguida de uma regulação. "Isso traz mais condições ao Estado de diminuir ou controlar o fluxo de drogas em uma cidade, num País, do que permanecendo na ilegalidade", disse ao Estadão/Broadcast.

O tema vem ganhando espaço no debate eleitoral deste ano. O coordenador de saúde do programa de governo de Geraldo Alckmin, o médico infectologista David Uip, afirmou ao Estado, no último fim de semana, que deve incluir a descriminalização das drogas entre as possíveis propostas a serem apresentadas ao tucano, embora ainda haja resistência interna.

Discussão no STF

Enquanto isso, a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio aguarda uma definição do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 10 de setembro de 2015, o julgamento foi interrompido depois do pedido de vista (mais tempo para análise) do ministro Teori Zavascki, que morreu em acidente aéreo em janeiro do ano passado.

Este vídeo pode te interessar

O pedido de vista foi "herdado" pelo ministro Alexandre de Moraes, que assumiu a cadeira de Teori. O regimento interno do Supremo prevê que, ao pedir vista, os ministros deverão devolver o processo para prosseguimento da votação em duas semanas, mas os próprios integrantes da Corte não costumam respeitar os prazos. Procurado pela reportagem, Moraes não se pronunciou sobre quando deve liberar o processo para julgamento. O julgamento foi interrompido em 10 de setembro de 2015, mas começou em agosto de 2015.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais