Notícia

"Diretas Já" levaram 60 mil às ruas de Vitória pelo direito de votar

Movimento pelo voto direto para presidente teve shows de Beth Carvalho e Leci Brandão. Manifestação ocorreu na Praça Oito, no Centro #somoscapixabas

especial

Num ano em que teremos a chance de eleger, pela sexta vez nesta jovem democracia, um presidente da República, lembrar-se de momentos como a Manifestação pelas Diretas, na Praça Oito, em Vitória, é revisitar um período histórico de muita luta que nos permitiu deixar para trás a ditadura e chegar até aqui.

Naquele dia 18 de abril de 1984, 60 mil pessoas foram às ruas em protesto contra o regime de exceção, quando não era possível votar diretamente para a presidência. O jornal A GAZETA esteve lá. E você?

Nesse recorte da história do país, a mobilização pela retomada da democracia ganhava força popular, e o Centro de Vitória foi o cenário de uma manifestação pacífica, com apenas um incidente mais grave: a agressão ao ex-deputado Salvador Bonomo por policiais militares.

Comício pelas eleições Diretas Já, realizado na Praça Oito de Setembro, no Centro de Vitória, em abril de  1984
Comício pelas eleições Diretas Já, realizado na Praça Oito de Setembro, no Centro de Vitória, em abril de 1984
Foto: Gildo Loyola - 18/04/84

O palco do evento, que recebeu artistas como Beth Carvalho, Lecy Brandão e Jece Valadão, também foi dividido por políticos de oposição ao governo federal - à época sob o comando do general João Baptista Figueiredo - e dissidentes da base governista. Passaram por lá o governador Paulo Hartung e os ex-governadores Elcio Alvares, José Ignacio Ferreira e Max Mauro; a senadora Rose de Freitas, ainda chamada Rosilda; e o deputado estadual Theodorico Ferraço.

Nos discursos, os mais aplaudidos foram o governador da época, Gerson Camata, e o ex-presidente Lula, que estava à frente do PT. Foram mais de oito horas de apresentação de oradores e artistas, e a população não desanimava. Daquele dia até 25 de abril, a proposta de Emenda Dante de Oliveira, que previa a retomada das eleições diretas, tramitou em quatro sessões na Câmara Federal. Mas, ao final, foi derrotada.

Ainda assim, a comoção pública, que também foi vista no Espírito Santo, contribuiu para que Tancredo Neves, candidato da oposição, fosse eleito pelo Colégio Eleitoral. Estava traçado o caminho da redemocratização.

 Será que você não fez parte dessa história e esteve lá, no meio daquela multidão, protestando pela volta da democracia? Conte pra gente!

 

 

 

Ver comentários