Notícia

Novo conselheiro do Tribunal de Contas será escolhido na terça-feira

O deputado estadual Rodrigo Coelho (PDT) é o favorito, mas outros seis candidatos estão inscritos

Sessão para escolha do conselheiro será realizada na Assembleia Legislativa
Sessão para escolha do conselheiro será realizada na Assembleia Legislativa
Foto: Marcelo Prest

A Assembleia Legislativa escolhe na próxima terça-feira (07), às 15h, o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCES). Foi publicado nesta quinta-feira (02) o ato com os candidatos considerados aptos para a disputa – todos os sete inscritos - e a definição da data da eleição.

O deputado Rodrigo Coelho (PDT), líder do governo Paulo Hartung (MDB) na Casa, é o favorito. Estão no páreo, ainda, o também deputado estadual Dary Pagung (PRP), os auditores de controle externo do TCES Odilson Souza Barbosa Junior, Holdar de Barros Figueira Netto, Alexander Binda Alves e Jaderval Freire Junior e o conselheiro substituto Marco Antônio da Silva.

> O que faz o conselheiro do TCES e por que a vaga é tão disputada?

A vaga em questão é a do conselheiro José Antônio Pimentel, que pediu aposentadoria antecipada em meio à ação criminal a que responde no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Há a expectativa da abertura de outra vaga, a do conselheiro afastado Valci Ferreira.

Leia também

Mas o caso está em discussão no TCES após o pedido da Assembleia pela vacância da cadeira. Valci está afastado desde 2007 e preso desde fevereiro após sofrer condenação no STJ, mas ainda não perdeu o cargo porque o processo não transitou em julgado – há um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF).

O prazo de inscrições de indicados – tais inscrições somente podem ser feitas por deputados, por bancadas partidárias ou pela Mesa Diretora da Assembleia – foi encerrado no último dia 30. Os sete foram os únicos que constaram na lista publicada no Diário do Legislativo.

Mas chegou-se a ensaiar outra candidatura, a do deputado estadual Marcelo Santos (PDT), que havia dito não ter interesse na vaga. Nos bastidores, haveria um acordo para que a segunda vaga, a incerta cadeira de Valci, ficasse com Marcelo. O deputado, no entanto, já negou ter interesse também nesse arranjo. O parlamentar está "mergulhado" há tempos, mas no último dia 19 afirmou à reportagem: "Estou focado na minha reeleição".

Ato da Assembleia que marca sessão para escolha de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado
Ato da Assembleia que marca sessão para escolha de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado
Foto: Reprodução

Ver comentários