> >
Capixabas aliados de Bolsonaro podem aproximar ES do governo federal

Capixabas aliados de Bolsonaro podem aproximar ES do governo federal

Estado deve ter interlocutores mais próximos do Planalto a partir de 2019

Publicado em 31 de outubro de 2018 às 01:19

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Manato e Magno Malta são aliados de Jair Bolsonaro. (Bernardo Coutinho)

A grande proximidade do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para a Presidência da República com o senador Magno Malta (PR) e o deputado federal Carlos Manato (PSL), mesmo que estejam se despedindo de Brasília, tem criado certa expectativa de que o Espírito Santo pode passar a receber maior atenção do governo federal no próximo mandato.

Outro fator que pode ajudar é que na bancada da Câmara seis dos dez parlamentares eleitos pretendem compor a base de apoio do governo. Entre eles, estão justamente as esposas de Magno e Manato: Lauriete (PR) e Soraya Manato (PSL).

Vizinho dos mais expressivos Estados do país, mas com um baixo eleitorado que pouco altera o quadro nacional, ao longo dos últimos governos, esteve presente entre os capixabas um sentimento de abandono em relação à União, após diversas promessas de investimentos não concretizados ou que levaram anos para sair do papel.

Magno é hoje um dos principais aliados de Bolsonaro e atribuiu sua derrota na disputa ao Senado pelo Espírito Santo ao empenho dedicado à campanha presidencial. Ele é cotado para assumir um ministério.

Já Manato também manteve muita proximidade com o capitão da reserva durante todo o último mandato na Câmara, sendo o responsável por organizar suas visitas ao Estado, desde 2015, inclusive hospedando-o. Ele também deixou o comando do Solidariedade, em abril, para assumir o PSL no Espírito Santo, e abriu mão da candidatura à reeleição para tentar uma "candidatura kamikaze" a governador, ou seja, uma missão suicida, para dar palanque a Bolsonaro.

A votação obtida por ele em terras capixabas, deixando-o bem colocado em relação aos demais Estados, com 63,06% dos votos, também pode facilitar uma “boa vontade” com o Espírito Santo, para os parlamentares.

ARTICULAÇÃO

O deputado Carlos Manato afirma que não tem interesse em cargos no governo federal e que vai colaborar com Bolsonaro no crescimento do partido. Ele também pretende auxiliá-lo na estruturação de órgãos federais no Espírito Santo, como a Funasa e a Codesa.

"Vou apontar onde estão os erros administrativos, o que pode ser modernizado, profissionalizado. Também vou ajudar os 49 deputados novatos do PSL, que estão em primeiro mandato."

Ele também vai auxiliar o mandato da esposa, Soraya, e promete conversar diretamente com Bolsonaro sobre investimentos em infraestrutura. "Vou ajudar a bancada com a pauta da ferrovia, do Porto Central e recursos da BR 262", disse.

Magno Malta foi procurado, mas não retornou os telefonemas da reportagem.

Eleito para a Câmara pela coligação com o PSL, o deputado Amaro Neto (PRB) avalia que o Estado vai passar a ter uma melhor condição de diálogo com o governo federal.

"Teremos respeito, um olhar com carinho. Bolsonaro esteve no Espírito Santo diversas vezes, desde 2015 foi recebido com muita festa. Eu, particularmente, estarei na base de sustentação. E o apoio que Manato vai dar para a estruturação do partido é fundamental para que se torne robusto e não uma legenda de ocasião, como o PRN de Fernando Collor", declarou.

O deputado Da Vitória (PPS), que é militar, também disse estar otimista. "Nos governos do PT nunca fomos tratados como um Estado aliado. Houve pouco retorno em relação a tudo que entregamos em arrecadação. Temos que unir a bancada e tentar fazer justiça para o Estado", afirmou.

O veterano Paulo Foletto (PSB) pondera que investimentos no Estado estarão condicionados aos resultados econômicos. "Não basta só esse apoio, mas a boa vontade já ajuda. Temos pleitos importantes", afirmou.

Bancada precisa atuar coordenada

"Temos que ver com cautela essa expectativa de maiores pontes com o Palácio do Planalto, entre Bolsonaro e o Espírito Santo, por conta dos aliados. Magno Malta, com dois mandatos de senador, não tem um histórico de trazer investimentos para o Espírito Santo, sempre teve uma atuação mais individual, focada em si mesmo.

Manato tem um trunfo político, que é a esposa, e pode render a ele uma influência no governo. Resta saber se ele utilizaria essa influência para projetos políticos próprios ou para ajudar o Espírito Santo. Nossa bancada precisa de uma ação politicamente coordenada, pois temos pouca influência no plenário. No governo Temer, agiu de forma dispersa e fragmentária. Se uniu somente para o lançamento do aeroporto e foi aquém do necessário."

Fernando Pignaton Cientista Político

O Espírito Santo e os presidentes

Michel Temer (MDB)

Aliados no Estado

Temer é do partido de Paulo Hartung (MDB), e teve o deputado Lelo Coimbra (MDB) como líder da maioria na Câmara. Rose de Freitas (Pode) saiu do partido, mas é aliada. Entre as pautas do Estado estavam a conclusão das obras do Aeroporto de Vitória, estradas (BR 262, Contorno do Mestre Álvaro) e ramal ferroviário. 

Visitas ao Estado: 1

Uma, somente durante a inauguração do Aeroporto de Vitória

Dilma Rousseff

Aliados no Estado

No 1º mandato, a bancada capixaba tinha somente Iriny Lopes (PT) no partido da presidente. Ela foi titular da Secretaria de Políticas para as Mulheres, com status de ministra, em 2011 e 2012. Só César Colnago (PSDB) se colocava como oposição.

Visitas ao Estado: 2

Dilma visitou o Estado em 2013, após as enchentes, e em 2014, pouco antes da campanha eleitoral, anunciando nova licitação para o Aeroporto.

Lula

Aliados no Estado

Nos dois mandatos, o PT só contou com Iriny Lopes como representante do partido na bancada federal. O governador da época, Paulo Hartung, manteve uma boa relação com o presidente.

Visitas ao Estado: 12

Lula visitou o Espírito Santo 12 vezes enquanto ocupava o Palácio do Planalto. Ele veio para o início das obras do Aeroporto e da duplicação da Rodovia do Contorno.

Outros

Este vídeo pode te interessar

Fernando Henrique Cardoso (PSDB) apareceu quatro vezes, mas em uma delas só ficou 20 minutos no aeroporto. Já Fernando Collor (PTB) inaugurou em 1991 a segunda etapa da Aracruz Celulose. José Sarney (PMDB) e Itamar Franco não tiveram registro de viagens ao Espírito Santo na investidura de presidentes.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais