> >
Jornais do Brasil e exterior são barrados em coletiva de Bolsonaro

Jornais do Brasil e exterior são barrados em coletiva de Bolsonaro

Participação de todos os veículos é praxe em coletivas de autoridades

Publicado em 1 de novembro de 2018 às 23:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
(Divulgação)

O staff de Jair Bolsonaro, presidente eleito, proibiu a entrada de parte dos profissionais de imprensa que aguardavam a realização de uma entrevista coletiva, na tarde desta quinta-feira (1). Apenas emissoras de televisão e sites foram autorizados a entrar no condomínio do político na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, apesar da solicitação de credenciamento ter sido feita por todos os repórteres. Jornais e agências internacionais foram barrados.

Uma agente da Polícia Federal destacada para fazer a triagem dos veículos autorizados alegou questões "de espaço físico" para impedir a entrada de representantes de todos os jornais e para as rádios presentes. Em outro momento, ela afirmou que a autorização dos profissionais era “de dentro para fora”, explicando que a ordem partiu de dentro da casa do Bolsonaro. Ao todo, 21 pessoas tiveram a permissão para participar da entrevista.

Questionado sobre os critérios para a seleção dos repórteres, Tercio Arnaud Tomaz, que se apresentou como assessor de comunicação de Bolsonaro, alegou que apenas TVs participariam da entrevista, apesar de profissionais de sites terem sido autorizados. É praxe, no entanto, que coletivas de autoridades permitam a participação de todos os veículos profissionais interessados.

Durante a entrevista, questionado sobre o porquê de veículos impressos, como O GLOBO, Valor, Folha e Estado de S.Paulo, e agência internacionais ficaram de fora da coletiva, Bolsonaro respondeu:

"Ah, não sei. Quem marcou isso aí não fui eu, tá ok? Eu tenho consideração com vocês, eu não mandei restringir ninguém não".

Outros integrantes da equipe de Bolsonaro também foram questionados sobre os critérios da escolha de profissionais e o porquê de Bolsonaro não se colocar à disposição para responder perguntas de todos os veículos. Não houve resposta.

Este vídeo pode te interessar

Desde que voltou ao Rio no final de setembro, após 23 dias internado no Hospital Albert Einstein em São Paulo, Bolsonaro tem aberto sua casa para receber grandes grupos de apoiadores, como ocorreu ao ser visitado por dezenas de parlamentares das bancadas da Bala, Evangélica e do Agronegócio.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais