> >
Luiz Fux arquiva investigação contra Eliseu Padilha

Luiz Fux arquiva investigação contra Eliseu Padilha

Ministro era suspeito de interferir no Incra para pagar um preço superior ao dono de fazenda desapropriada

Publicado em 16 de novembro de 2018 às 19:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil. (Antonio Cruz/Agência Brasil)

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou um processo de poderia investigar o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha. A decisão atendeu a um pedido da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que havia pedido a abertura de um inquérito em outubro, mas voltou atrás na semana passada, ao destacar que houve prescrição.

O objetivo era apurar que Padilha interferiu no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para fazer o órgão aceitar a pagar o preço apresentado pelo proprietário de uma fazenda desapropriada para o assentamento de 114 famílias. Entretanto, Padilha já completou 70 anos, o que diminui pela metade o prazo de prescrição: de quatro para dois anos. O marco para a contagem do tempo é 8 de setembro de 2016.

"Acolho o pedido da Procuradora-Geral Da República e, com fulcro no artigo 107, IV, do Código Penal, decreto a extinção da punibilidade dos crimes de prevaricação e advocacia administrativa investigados nos presentes autos", escreveu Fux, em decisão de terça-feira.

A fazenda, localizada no interior de Goiás, tinha 4.900 hectares (o equivalente a um quadrado em que cada lado tem sete quilômetros). As famílias foram assentadas em 1996. Em 2018, o dono teria recebido ajuda de Padilha para que recebesse R$ 505 milhões. Os peritos do Incra, porém, avaliaram o imóvel em R$ 182 milhões. Até agora, não houve pagamentos.

Este vídeo pode te interessar

O pedido de investigação havia sido feito a partir de uma reportagem jornalística. Após Raquel Dodge defender o arquivamento, o advogado Daniel Gerber, que defende Padilha, destacou que o novo parecer "apenas reforça os argumentos outrora apresentados e que sem dúvida autorizam o arquivamento do inquérito".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais